Portugal, 28 de Junho de 2012
Terminei o texto anterior referindo que para vender os seus jogadores (activos) por vários milhões acima das expectativas iniciais, a FCP SAD tem-se socorrido do empresário Jorge Mendes, agente que parece ter “descoberto” uma forma de trabalhar que se tem mostrado ser quase infalível.
Como faz nos bastidores, não sei nem creio que algum dia, alguém venha a saber. Se paga comissões aos cargos importantes dos clubes que lhe compram jogadores nunca saberemos. Mas o que sabemos é que para os seus jogadores, a comunicação social adopta padrões de informação (intoxicação) e contra-informação, que se tem revelado precioso auxiliar deste empresário, que assim mostra ser mestre na arte do jogo da sedução e da criação de expectativas, aos clubes certos, com as pessoas certas. Vejamos o caso do Bruno Alves (notícias de 2009):
“Bruno Alves vai mesmo ser transferido e dois gigantes do futebol europeu lutam pelo defesa do FC Porto. Quem ganhará a corrida? Barcelona ou Inter? Com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros e representado por Jorge Mendes, o futuro do internacional português pode juntá-lo a José Mourinho, técnico do Inter que procura um defesa central para reforçar o campeão italiano” – BOLA online, 5 de Junho (o nome de Mourinho dá credibilidade à notícia, mas é um nome de empréstimo, pois Mourinho não negará, por amizade, este interesse).
“O defesa-central do FC Porto e da Selecção Nacional, Bruno Alves, procurou esta noite fugir à questão que lhe foi colocada sobre o futuro, mas deixou no ar a possibilidade de sair do Dragão. Bruno Alves está na lista do Inter e do Barcelona e, segundo a BOLA noticiou, deverá ser o próximo dragão a ser transferido” – BOLA online 6 de Junho (falharam os prognósticos, Cissohko foi o primeiro a sair, mas a BOLA noticiou sem confirmar, publicou o que lhes mandaram publicar)
“Em Inglaterra circula a notícia do alegado interesse do Aston Villa no internacional português. O assunto até poderá evoluir nos próximos tempos, no entanto, os dragões não parecem ter muita vontade de discutir qualquer proposta pelo jogador” – BOLA online 9 de Junho (o FCP faz-se sempre “difícil”. Não querem vender estando desesperadamente à espera do encaixe financeiro)
“A imprensa italiana noticia esta terça-feira que FC Porto e Barcelona têm praticamente acertada a contratação de Bruno Alves, central português que também tem sido apontado ao Inter de José Mourinho” – BOLA online 9 de Junho.
“O Barcelona pode ser o destino de Bruno Alves. A negociação entre os catalães e o F. C. Porto estará bem adiantada. Os campeões da Europa já terão avançado com uma proposta de 22 milhões de euros” – JN online, Miguel Amorim, 10 de Junho.
Título principal: SAD TEM CONVITES EM CARTEIRA MAS AGUARDA PELA MELHOR PROPOSTA PARA TOMAR DECISÃO. “O Barça está na dianteira da corrida por Bruno Alves. Um emissário dos catalães terá estado ontem na Invicta e a verdade é que o jogador, de férias no Algarve, decidiu regressar de imediato ao Norte, onde já deverá estar durante o dia de hoje” – DN online, 19 de Junho (se calhar veio para cima porque acabou as férias. Perguntaram-lhe?).
“Mas para mim (pai Washington) , agora é a hora certa de sair. Daqui a um ano, já não quero que ele saia!» Bruno Alves tem 27 anos e, para Washington, é agora ou nunca” – BOLA online 20 de Junho (por acaso até saiu .. no ano seguinte!).
“O central ucraniano do Shakhtar Donetsk recusou uma oferta feita pelos actuais campeões europeus. A ‘nega’ de Chygrynskiy deverá reforçar o interesse dos catalães em Bruno Alves” – BOLA 10 de Julho (mas afinal, não estava tudo acordado em 9 de Junho?).
“O central John Terry está a ser fortemente cobiçado pelo Manchester City e o Chelsea já procura substitutos para o caso de o internacional inglês deixar Stamford Bridge. De acordo com a imprensa inglesa, Bruno Alves é um dos pretendidos. Porém, o Chelsea terá de rivalizar com o Barcelona, já que os catalães têm sido apontados como o candidato mais forte a avançar para a contratação do internacional português” – Bola online, 12 de Julho (viu-se mesmo Terry a sair e o Barcelona a contratar Chindrinsky).
“El consejero delegado del Shaktar Donetsk Sergiy Palkin aseguró que su club está negociando con el FC Barcelona por el defensa Chygrynsky y afirmó que si el Barça "desea" un jugador, "siempre consigue lo que quiere"” – Marca online 27 de Julho (afinal o que o Barça quer, consegue. Mas eles não queriam o Bruno Alves, segundo o jornal A BOLA?)
(continua)
إرسال تعليق