Li com atenção o pedido de respeito pelo Cardozo. Em tese parece-me que podia ser feito por Capdevila também, ou por Mika, por David Simão ou Eduardo. Por Jardel ou Ruben Amorim... enfim, acho que qualquer jogador que represente o Benfica é merecedor de respeito. PONTO FINAL!
Confundir desrespeito com manifestação desagrado pelos sócios em virtude da atitude displicente com que o Cardozo nos brinda com regularidade é que me parece desajustado.
Em números gerais estamos a falar de um jogador com quase 200 jogos pelo Benfica, como disse um leitor se calhar deve ter fazer mais de 50 consecutivos ou perto disso por época. Ou seja, tem tido lugar cativo na equipa de há cinco anos para cá.
188 jogos em 4 anos e meio são qualquer coisa como pouco mais de 40 jogos por ano e cerca de 25 golos. Em média o Cardozo precisa de dois jogos para marcar um golo, numa equipa que tem um caudal ofensivo que todos dizem ser demolidor.
Bom, pelos vistos não é assim tão demolidor na hora de concretizar porque se são precisos dois jogos para marcar um golo...
O que quero dizer é que o Cardozo enquanto tiver aquela atitude passiva em campo, nem sempre mas muitas vezes, jamais terá a compreensão do terceiro anel. Isso não quer dizer, e é importante que se destaque, que o Cardozo não tenha o respeito.
No que me diz respeito, posso levar-me como exemplo. Respeito o Cardozo como respeito o Javi ou o Luisão ou qualquer outro. Mas não consigo aceitar a atitude, a displicência e falta de espírito guerreiro que caracterizam o Benfica e que construiriam a nossa história.
É facil dizer que é o que marcou mais golos, porém esquecemo-nos que infelizmente demos oportunidades a poucos para cá ficar 5 anos. Parece-me tremendamente injusto dizer que avançados como Van Hooijdonk ou João Tomás ficariam atrás de Cardozo. Colocar o paraguaio ao nível do passado de Águas, Torres, Nené ou o Rui Águas ou mesmo Magnunsson... parece-me tremendamente injunto para estes.
Como provam as transferências recorrentes no mercado do futebol, se o Cardozo fosse esse jogador de topo que alguns querem fazer dele, como o Jesus (possivelmente em missão de promoção e venda do jogador mandatado pela SAD), seguramente que não seria em Portugal que o Cardozo passaria 5 anos.
Não quero com isto dizer que o Cardozo é mau jogador, que deva ser mandado embora ou que não mereça o nosso respeito. Antes pelo contrário. Vou repetir: Antes pelo contrário.
Agora, dizer ao 3º Anel que são uns bandidos por assobiarem determinado jogador e que isso é faltar-lhe ao respeito, é desconhecer a história do Benfica. É desconhecer o que ia na cabeça dos jogadores que formaram o nosso passado glorioso e que sempre respeitaram em campo esse exigente e muito envolvente 3º anel.
Curiosamente, parece que se inverteram os papeis. O 3º anel é que tem que compreender os jogadores, que são pagos pelo 3º anel, para defender... o 3º anel. Estranho, no mínimo.
Não será nunca a estatística que irá mudar nada disto. O que mudará é esta malta que pede que um golo ou conjunto de golos valha aos jogadores algum crédito de exigência e lhes permita a passividade, falta de entrega ou atitudes desrespeitadoras.
O Benfica não é isso nem nunca mais vai ser. Se querem isso vão ali para o outro lado da segunda circular.
إرسال تعليق