Amigos, passei mal a noite! Incrédulo perante mais uma Taça de Portugal que foge ao Sport Lisboa e Benfica! Aliás, já não me bastava ter de passar o fim de semana no meu local de trabalho, fui-me deitar na angústia e o peso na mente de ver o meu Benfica a ser eliminado nos Barreiros. E minutos depois do apito final, o sms da ordem, vindo de um amigo "lagarto"... Se isto não custa a uma pessoa, não sei o que custará! Não ponho em causa o vosso benfiquismo, mas isto a mim, mata-me. Mexe com o meu o sistema nervoso e fico atordoado!
Muitos já procuraram bodes expiatórios: JJ, LFV, Emerson, Rúben Amorim, etc. Creio que possivelmente dentro deste lote podemos incluir o comum adepto do Benfica e sim, nós, os "bloggers" também. Nós, lá porque temos a inteligência de nos sentarmos atrás de um teclado não podemos ter a pretensão de ter a solução milagrosa para tudo! E muito menos ter a pretensão de defender o indefensável!
Aos benfiquistas recomenda-se desde já (mais uma) dose de paciência. Assim como não podemos entrar na política de terra queimada, basta de perdão na derrota! Basta da futurologia bacoca, basta de carneirada! Chega dos ataques a outros benfiquistas. Chega do ataque simplista ao sistema. É hora de reflectir o que é e o que tem que ser o Benfica, em vez da defesa dos elementos deste clube "porque sim"! Basta de "o campeonato é que é importante"! Basta mesmo! No que resta desta época há um título de campeão nacional para ganhar! E se o atingirmos, tudo isto se desvanece! Mas as vitórias são feitas de sacrifício! E não de basófia. De falta de arreganho. O adepto do Benfica tem o dever de exigir sempre o máximo dos seus jogadores! Foi isso que nos tornou grandes! De há uns anos para cá insistimos na nossa grandeza por boca...
Jorge Jesus errou! Isso pareceu evidente! O nosso treinador tanto tem de bom, ao nível da qualidade do futebol que apresenta, como depressa comete alarvidades de palmatória. Lamento-o! Adiante. Ontem, eu havia dito que não havia muito por JJ "pecar". Pois para além dos indisponíveis Luisão e Cardozo, entraria Eduardo e o resto era igual. Maxi, Javi e Aimar estariam em campo. Os jogadores que entraram ontem, muitos deles estão abaixo do nível exigido para um desafio desta grandeza! O Marítimo é, efectivamente, das melhores equipas do ano! E de novo com um erro de palmatória de JJ, o Benfica pagou caríssimo! Como aconteceu em tantas ocasiões! E é isso que o treinador tem de perceber! E é isso que LFV tem de alertar o seu funcionário!
Vamos ao aspecto prático. Pergunto eu, como é que o Benfica quer a supremacia do futebol português se a última taça foi ganha em 2004? Como é que o Benfica que ser o líder se a cada coisa boa o Benfica enche-se logo de ar!? Sabem qual é uma das coisas que não perdoo a LFV? Em 2005, o Benfica ganhou a Liga no Bessa a um Domingo. No Domingo a seguir, íamos ter a final da Taça. Lembram-se do que o Benfica fez durante essa semana? Pois... A nossa grandeza mede-se pela nossa atitude, número de sócios e adeptos, pela credibilidade e qualidade das nossas infraestruturas. Mas sobretudo pelos TROFÉUS! Pensar o contrário é ilusório! Aliás, os factores que mencionei são acima de tudo catalizadores para... troféus! Nos rankings dos maiores clubes do Mundo não irão lá aparecer a devolução de telemóveis, um museu ou a renovação de Maxi! Aparecem troféus! Títulos conquistados! As fotos dos nossos capitães a levantar mais uma taça! E não a caneta da assinatura de um contrato!
Ontem, vi os títulos dos "posts" em vários blogues afectos ao nosso clube. Fiquei preocupado! A exigência foi-se. Instalou-se a normalidade da derrota! O conformismo! Instalou-se o "enfim"... "A Taça não interessa". O que se segue? "Perdemos o campeonato por causa do sistema e a Liga dos Campeões por inexperiência..."?
De há uns tempos para cá, tenho elogiado LFV. O site, a serenidade na semana pré e pós "derby", a (não) resolvida estória de Maxi, o afastamento progressivo da SporTV, etc. Mas a verdade é que o edifício do futebol na componente jogada continua frágil. LFV sente que este ano é decisivo! O apoio a Fernando Gomes fragilizou a sua posição. O afastamento da Taça de Portugal tornou a sua situação mais precária. Sendo o Benfica um clube, ao nível financeiro e institucional, credível, no futebol não se pode sobreviver sem títulos. É a lei! E LFV tem-se (propagandisticamente) sobreposto a ela! Dura realidade, amigos! Mas no "ano do futebol" a lei não se pode contornar. Acho eu... Pois neste momento, para o Benfica o único cenário admissível é a vitória na Liga (na Taça da Liga, já agora) e a passagem aos Quartos de Final da Liga dos Campeões (aqui depende do sorteio...). Porém, ganhar ao Otelul é obrigatório! E se não acontecer, que não me digam que estavamos apurados e bláblá!
É claro que dei só a minha opinião sobre o actual estado da Nação benfiquista. Não posso ter, para já pretensão a mais nada! Mas não contem comigo para passar a mão pela cabeça dos jogadores, treinador e dirigentes! Merecem o estádio cheio com o Otelul (em princípio, lá estarei), mas com um ambiente tenso para obrigar o jogadores a correr mais... Mas que ninguém ponha na cabeça aquela onda do "agora é levantar a cabeça"... Não! Agora é correr e jogar muito mais caramba!
Se tudo isto é assim? Não sei... Aqui especula-se "com seriedade", nada mais. E não nos escondemos! Amamos o Benfica e quando se ama alguém não lhe escondemos o que pensamos! Falamos e tentamos melhorar! E se o Benfica tem que melhorar!
VIVA O BENFICA!
إرسال تعليق