Anti-Benfiquismo

مواضيع مفضلة

الثلاثاء، 6 ديسمبر 2011

Anti-Benfiquismo

Há muito tempo que percebi que um dos principais inimigos do Benfica são os Benfiquistas. Este blogue é um bom exemplo disso. Demasiados adeptos Benfiquistas confundem a crítica construtiva, fundamentada, própria da natureza Democrática do Benfica, com a crítica compulsiva, irracional, resultante das frustrações desportivas ou outras.

Este é um dos melhores trunfos dos nossos principais adversários, principalmente de Pinto da Costa que há longos anos o utiliza em proveito do seu clube recorrendo a uma panóplia de subtilezas que só os muito atentos percebem. Décadas de promiscuidade e cumplicidades várias associadas às desastrosas alterações dos quadros competitivos promovidos pelas superestruturas do futebol internas e externas, conduziram ao cerco estratégico do Benfica.

De facto, a indigência financeira de grande parte dos clubes colocou-os na órbita do Porto, tornando-os seus aliados incondicionais, proporcionando-lhe o domínio indireto das instituições desportivas bem como benefícios desportivos e financeiros decisivos. Daqui resultou o isolamento clubístico e institucional do Benfica bem como um ambiente geral de hostilidade à sua volta, diligentemente fomentado.

Apresentar o Futebol Clube do Porto (FCP) como estandarte da alegada futura Região Norte foi o maior trunfo de Pinto da Costa, proporcionando ao seu clube, alegadamente, apoios de vária ordem dos principais partidos do poder. De facto, o FCP, sendo um dos instrumentos de propaganda da Regionalização, beneficia, alegadamente, da sujeição das leis da República aos seus interesses, abusivamente entendidos como da Região, por parte de várias entidades locais e nacionais. Os exemplos envolvendo o Benfica são tão devastadores que nem os vou referir aqui.

Lembro que, os principais intervenientes do Processo do Apito Dourado não foram condenados judicialmente devido à revisão do Código Civil efetuada previamente por acordo entre os principais Partidos e que invalidou a utilização das escutas como meio de prova para crimes puníveis com pena de prisão inferior a cinco anos impedindo ainda a sua transcrição pública sem consentimento dos escutados. Considerando ainda, que a acusação dos arguidos foi elaborada pela Exmª Srª Drª Maria José Morgado, magistrada de uma competência e seriedade a toda a prova, concluo sem medo de errar, que nem o poder político nem o poder judicial envolvido estavam interessados na condenação dos principais arguidos.

Também na comunicação social o Benfica está isolado; Correio da Manhã e Record são Cofina, afeta ao Sporting; Diário de Notícias, Jornal de Notícias, o Jogo, TSF, SporTV, são Olivedesportos, afeta ao Porto; Público é Sonae, afeta ao Porto; Expresso e Sic são Impresa, aparentemente isentos, no entanto, a secção desportiva do Expresso, quanto a mim, mostra uma tendência clara para o Porto; RTP1 e RTPN são instrumentos de propaganda do Norte e do Porto; a Bola aparentemente pluralista, permite no seu seio fundamentalistas como Sousa Tavares, Rui Moreira Olímpio Bento e outros, censurando, alegadamente, comentadores afetos a outros clubes e inibindo-se de denunciar frontalmente as irregularidades desportivas que regularmente passam sob os nossos olhos. Sobra a TVI, eventualmente isenta. Não me lembro de mais nenhum jornal relevante. Resta ao Benfica, o seu jornal e a sua TV!

No plano financeiro, sugiro aos leitores que se informem, da identidade dos acionistas de referência do FCP e dos elementos constituintes do seu Conselho Consultivo. Quando o fizerem perceberão melhor o que está em jogo. Recordo apenas que, há tempos atrás, logo após a imprensa noticiar um alegado atraso de pagamento de ordenados aos atletas das modalidades amadoras do FCP, referiu a mesma, que, a Portugal Telecom, alegadamente, renovara, por dez milhões de euros, o contrato de publicidade que tinha com o clube. Sugiro aos leitores que se perguntem da origem do financiamento para aquisição de atletas pela Direção do FCP, nomeadamente, impedindo o Benfica de adquirir os melhores jogadores, estratégia central no “sucesso” desportivo do Porto.

Mas é aqui que Filipe Vieira dá cartas. É no plano financeiro que não conseguem isolar o Benfica, como fizeram com Vale e Azevedo. É esta uma das vias da salvação do Benfica e que Filipe Vieira tem usado para tornar o clube cada vez mais forte. Não vou mencionar as suas realizações no Benfica. Só não vê quem não quer. Nesta conjuntura, não serve de nada andar p’raí aos gritos contra o Pinto da Costa, os Árbitros, a Liga, a Federação, a UEFA, a Fifa, o Governo, ainda por cima, quando, perante a recomendação de boicote aos jogos fora, decidida regulamentarmente pelos corpos sociais do clube, os adeptos lhes fizeram o manguito! E o Pinto agradeceu!

Quem inova como Filipe Vieira tem inovado, sem paralelo em Portugal, em gestão empresarial e desportiva, não é carneiro É LIDER. Quem constitui a Fundação Benfica, apoia as vítimas do terramoto do Haiti e as vítimas das inundações da Madeira, é um profundo humanista, um coração sensível e não um ditador sanguinário como foi Estaline.

Na minha crónica anterior lancei vários temas importantíssimos e atualíssimos para debate, avançando com propostas concretas, embora sucintas. Salvo algumas respeitosas exceções, nada se desenvolveu, apenas insultos sórdidos ao Presidente do meu QUERIDO BENFICA. Critique-se sim, mas com inteligência, racionalidade, pertinência, respeito e em favor do Benfica! Não é necessário insultar ninguém para o criticar. Nem ao Pinto da Costa, quanto mais ao Presidente do Benfica! Quem assim procede não tem autoridade nem credibilidade de qualquer espécie para exigir seja o que for dos Dirigentes, Técnicos e Atletas do Benfica.

ABAIXO O ANTI-BENFIQUISMO!


VIVA O BENFICA!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف