Lobo com pele de Cordeiro

مواضيع مفضلة

الأحد، 20 نوفمبر 2011

Lobo com pele de Cordeiro

A candidatura de Fernando Gomes (FG) à Presidência da FPF, promovida, supostamente, pelos soldadinhos da liga de honra e outros, permite-nos perceber as verdadeiras razões que o movem. FG move-se pela defesa dos interesses do Porto e seus aliados. De facto, porque abandonou o alegado projeto de desenvolvimento do futebol com que foi eleito para a Liga? Liberto dos conselhos de arbitragem, Disciplina e Justiça, teria melhores condições para levar à prática o desenvolvimento económico do futebol. O projeto era outro!

Agora, candidata-se à Presidência da FPF com o mesmo paleio. Lá diz o ditado; com papas e bolos se enganam os tolos. "O projeto da treta" é o nome que eu lhe atribuo. É óbvio que quer manter árbitros, Disciplina e Justiça à mão; poderá, assim, de viva voz, transmitir as ordens do Costa, como acontecia, alegadamente, com o Sousa.

Se FG tivesse perfil para o cargo, teria já mandado efetuar um inquérito aos incidentes elétricos no Axa, e promovido punição exemplar dos responsáveis, em caso de dolo. Com dolo ou não, informaria, inequivocamente, a opinião pública, como é sua obrigação! Esta técnica dos cortes de luz no decurso de um jogo é um dos métodos utilizados pelos arranjadores de jogos profissionais. Estou convicto que é o caso.

Porém a falta de perfil de FG, está bem patente pelo seu desempenho no atual mandato da Liga. De facto, porque foi arquivado o caso Kléber? Porque foi alterada para positiva a nota negativa muito bem dada pelo Observador ao Xistra, relativa ao seu miserável desempenho no Braga-Benfica da época passada? Porque não houve sumaríssimo ao Alan relativo a esse jogo? Porque foi nomeado o Proença para o Braga-Benfica desta época onde fez, novamente, asneira da grossa? Porque não houve sumaríssimo ao Jumel relativamente a este jogo? Estes casos permitem-nos concluir que os regulamentos não se aplicam ao Porto, excepto quando o favorecem. Que os Observadores não devem atribuir classificações contrárias aos interesses dos clubes do sistema. Que ostensivamente, se estão nas tintas para os protestos e prejuízos do Benfica e para as suas próprias funções estatutariamente consagradas.

O que ainda não consegui perceber é a razão do apoio do nosso Presidente a este lobo com pele de cordeiro. E seria bom que fosse claro. Poderá utilizar a Benfica TV para nos explicar porque é que o projeto de FG é bom para o Benfica e porque acredita que o irá levar à prática. Nós queremos explicações e temos direito a elas.

O que me parece é que Filipe Vieira (FV) contava com a candidatura e lealdade de Fernando Seara (FS), apercebendo-se demasiado tarde que havia “outras lealdades” no terreno, incompatíveis com os interesses do Benfica. Refiro-me ao abominável Paulo Costa e ao volátil Luís Duque que FS fazia questão de manter na sua lista. Hermínio Loureiro, quanto a mim, o homem certo para o lugar, condicionando a sua candidatura à não candidatura de FG, revelou-se indisponível para a luta da regeneração do futebol, provavelmente, pela má experiência que teve na Liga, donde teve que fugir, covardemente, a sete pés, deixando o Ricardo Costa completamente sozinho. Assim, ficou FV “com as calças na mão” não lhe restando outra alternativa senão negociar o apoio do Benfica ao FG, minimizando os estragos. E deve ter conseguido garantias “nominalmente” relevantes visto que “a gandulagem” se viu forçada a avançar com outra candidatura. Digo “nominalmente” porque depois, nada se cumprirá passando os termos do eventual acordo a mal-entendidos.

Portanto insisto; FV deve explicar bem explicado aos Benfiquistas, qual é o projecto desportivo de FG, porque é este do interesse do Benfica, porque confia na sua execução e de que instrumentos dispõe para agir em caso de incumprimento. O cenário que temos atualmente é que, FG vai ser eleito com o apoio do Benfica para prejudicar, precisamente, o Benfica! Cinicamente, o Costa poderá então dizer que até nem apoiou FG e não tem nada a ver com eventuais irregularidades alijando a responsabilidade, precisamente para o Benfica. À falta de melhor explicação chamo a isto, “maquiavelismo” para totós.

Quanto ao António Oliveira, admirei-o como atleta; foi um jogador de futebol excecional. Admiro-o pela recente licenciatura em Direito na Universidade Católica; não é para qualquer um. É evidente que aspira à presidência da FPF. Provavelmente está já a marcar posições para o futuro, começando a demarcar-se dos aliados de ontem. Lamento, mas não lhe reconheço qualidades cívicas e humanas idóneas, para tal cargo, face ao seu histórico comportamental. Nutre um ódio irracional ao nosso Benfica e isso não é próprio de um adversário digno desse nome.

Poderão, ocasionalmente, vencer-nos, mas enganar-nos não.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف