"Benficando" pela Taça de Portugal

مواضيع مفضلة

الجمعة، 14 أكتوبر 2011

"Benficando" pela Taça de Portugal

A Taça de Portugal, aos benfiquistas, é uma prova que diz muito. Em particular, a sua tradicional festa no Jamor! E já por 24 vezes a festa completa. Para nós, ao contrário de outros, essa reunião que acontece no Estádio Nacional traduz em boa parte o que é ser português e o que é ser do Benfica! Um "ajuntamento" de massas, no agradável convívio, alimentado por uma enorme variedade de "comes e bebes", onde estão representadas todas as regiões gastronómicas do nosso país! É quase como que um regresso a Berna, quando os jogadores do Benfica festejaram o título europeu com os adeptos em pleno relvado com vinho tinto e frango frito! E o Benfica é isso mesmo. Para o Benfica, jogar a final da Taça tem que ser um desígnio fortíssimo em cada temporada! E antes do jogo, os jogadores deveriam passar pelo meio da festa que rodeia o Jamor. Se o fizessem, não tenho dúvidas que a motivação e o calor humano lhes ia dar uma força extra para ganhar o "caneco".


Em 92/93, o Benfica esteve presente no jogo decisivo. Adversário: Boavista. Ou "Boavistão". Equipa que no ano antes havia ganho a prova e que era sempre um forte candidato ao jogo decisivo. O Benfica vinha de uma temporada relativamente frustrante e o jogo do Jamor era a chance de brilhar naquele ano. Mas desfecho era uma incógnita... Eis senão quando Vítor Paneira e Águas realizam uma jogada de sonho e... golo! Eu, à frente da TV, vibrava! Mas o melhor ainda estava para vir. O "sócio" Futre, que até tinha feito uma época discreta (excepção feita no jogo frente ao Sporting) abriu o livro e destroçou os axadrezados, que galhardamente lutaram pela Taça! Acaba o jogo com o fantástico 5-2 e começa a 2ª parte da festa! O troféu é nosso. Os adeptos vibram e saltam de contentamento! Schwarz, lembro-me tão bem, passeia-se com o caneco à frente dos adeptos extasiados, quase como que "gozando" com eles por ele ter a Taça e ela ser dele! Mas ao mesmo tempo, nota-se no sueco uma vontade de ir para o meio das massas encarnadas! Sim, a Taça também é vossa parecia querer dizer o nosso jogador! Aliás, Stefan Schwarz foi um dos meus ídolos de meninice! O protótipo do jogador à Benfica! Para além da qualidade, nunca desistia, o jogo tinha mesmo 90 minutos e para lutar até ao fim! Esteve ofuscado dentro do plantel, mas soube ser preserverante até chegar o seu tempo e depois tornou-se num dos nossos mais populares jogadores! Aliás, a comunhão entre ele e os adeptos no final desse jogo mostra bem isso!


Lembro-me de João Pinto dizer, já no balneário, que a Taça parecia andar atrás dele, já que no ano antes a tinha ganho pelos portuenses. Lembro-me de me ter parecido muito mal a intervenção de Paulo Sousa, junto do cacifo, a não querer falar, com aquele ar acabrunhado tipicamente dele, como qua a anunciar a sua traição meses depois. Mancha menor. A festa era nossa...


Antes deste jogo com o Portimonense era bom de se mostrar esta festa aos jogadores para que estes percebam que a Taça de Portugal não é "apenas" um troféu a ganhar, um título. É comunhão com os adeptos! É mais que um título, é um abraço sentido por parte da equipa aos adeptos. O campeonato é uma maratona, daí a sua importância, é uma onde que cresce. A final da Taça é um momento. Em que os jogadores que a ganham se entregam aos adeptos. É imediatamente nossa! É um momento em que parece que não houve momentos menos bons ao longo da temporada... É onde as feridas saram rapidamente! É um momento em que nós, os tais de 6 milhões, também estamos lá sobre a relva!


PS: Gostaria que o SLB, quando jogar fora com equipas que não sejam da 1ª Liga, cedesse totalmente a receita do jogo ao adversário. Nós somos maiores que essas minudências e devemos ser uma força de bem neste futebol e não de estrangulamento. Não sei qual a política que o SLB vai seguir, mas gostaria mesmo que fosse esta! Porque em Portimão há de certo mais benfiquistas que portimonenses, como tal...

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف