Benfica: Trabalho a fazer

مواضيع مفضلة

الأحد، 23 أكتوبر 2011

Benfica: Trabalho a fazer

Ontem, o SLB ganhou de novo. E mais uma vez, parece-me, demonstra problemas que ainda não estão resolvidos. Individualmente, temos belíssimos intérpretes, mas continuamos a claudicar na defesa. Exemplo disto foi a facilidade com que uma equipa frágil como a do Beira-Mar rematou à baliza com pouca oposição. Facto: à oitava jornada da época passada o Benfica tinha sofrido menos 2 golos que este ano! No entanto, todos percebemos a preponderância de Artur! Mas... não será todo este entusiasmo em redor do guardião, de certa forma, um mau sinal? Não está Artur a dar nas vistas em demasia? Bem sabido que Garay, Emerson e Witsel são novos na equipa. Porém, creio que a qualidade do trabalho defensivo em treino não tem sido tão eficaz como o ofensivo! Basta ter observado o jogo com atenção para perceber que os problemas defensivos do Benfica são os mesmos do ano passado:
- Inúmeras vezes somos apanhados em contra pé, com 3 para 3;
- A zona central continua a ceder muito espaço de entrada do último terço;
- Os avançados continuam a ter espaço em demasia na nossa área.
Não é a toa que Artur é um dos elementos em destaque, portanto! O "sexteto defensivo" ainda não se movimenta articuladamente sem bola. Corre muito atrás dela, mas desposiciona-se. Não raras as vezes vemos Witsel a correr atrás de um adversário, com este a ter campo livre pela frente. Muitas vezes, é Luisão que apenas assiste a um cabeceamento de um avançado. No entanto, parece-me que nem o belga e nem o brasileiro sejam jogadores fracos. Fazem sim parte de uma dinâmica colectiva. Dinâmica que continua por trabalhar convenientemente.
Existe outro problema. Gaitán, Bruno César, Nolito e Aimar são os médios ofensivos "of choice" de JJ. Nenhum deles é um garante de apoio à defensa. Só Nolito ajuda, mas num estilo voluntarioso, pouco mais...
No momento em que o SLB perde a bola existe solidariedade entre os jogadores. Algo de diferente para melhor. Porém, os problemas vivenciados com David Luiz e Fábio Coentrão são os mesmos que com Garay e Emerson. O corredor central dispersa-se em demasia e reparamos no inevitável recuo de Luisão/Garay.
Só há uma maneira de corrigir isto. JJ tem de trabalhar este processo com a mesma excelência com que se debruça sobre a ofensiva. Os nossos defesas são bons! E têm capacidade. Javi é um incansável motor e Witsel é o melhor e mais completo médio centro da Liga. Por isso...
De novo, aplaudo Cardozo. O 7 é máquina! O golo que ele fez é difícil, pois nunca perdeu a noção do binómio bola/baliza. E sublinhe-se: Rui Rego tem cota parte de culpa, mas se repararmos bem, a bola ganha um efeito esquisito ao bater na relva, antes de ser pontapeada pelo o guardião aveirense, que é de qualidade!
OFF TOPIC: Depois da vitamina A (de Académica), nada como uma boa dose de potássio dos bananas vindos da Madeira para fortalecer o CRAC! É claro que iremos ter um orgasmo colectivo nos jornais de amanhã! Só que gostaria de ver as explicações de Vítor Pereira para o desfazamento de exibições dos jogos com o Zenit e o Apoel e os 9 golos marcados nas duas últimas jornadas da Liga!
OFF TOPIC2: O presidente continua a adiar a renovação de Maxi! E em mais uma demonstração de basófia, típica em ocasiões como as de inaugurações, tratou com uma leviandade impressionante a situação do uruguaio! Maxi é um dos nossos mais emblemáticos jogadores e um dos melhores laterais direitos dos últimos 20 anos do SLB. Veremos se ainda não teremos um dissabor com o uruguaio! E veremos se ainda não teremos alguém a justificar o... difícil de explicar! Manobra tão normal em alguns sectores deste clube.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف