Uma batalha minha: o futebol jovem do SLB

مواضيع مفضلة

الجمعة، 9 سبتمبر 2011

Uma batalha minha: o futebol jovem do SLB

Um tema que me caro: o futebol jovem do SLB. Foi hoje anunciado que João Santos, homem conhecedor da casa, foi nomeado Director Técnico do "Caixa". Parece-me um posto muito interessante! E aliciante. Formar fornadas jogadores "à Benfica" é algo de honroso! E prestigiante: ser o mentor do futuro do SLB! Não conheço a competência de João Santos, por assumo que é um homem capaz.


Agora... Qual é a efectiva importância do cargo de Director Técnico da Formação? Qual o seu peso no futebol benfiquista? Qual o peso de João Santos, entre Rui Costa, António Carraça e LFV? E já agora o treinador principal. O Seixal custa muito dinheiro aos cofres do clube e está mais do que na hora de o futebol sénior ter retorno! Basta das parvoíces de dizerem que os jogadores não têm estaleca para o SLB. E só se vê em campo! E não é com empréstimos a equipas do sistema que vamos lá! Eu não espero que saiam enormes craques todos os anos! Mas se sairem jogadores que "componham" o plantel, para mim é óptimo! Exemplo: o 3º gr pode ser um júnior/senior 1º ano. O 4º central um produto das escolas e por aí a fora! Neste momento temos no plantel jovens jogadores, mas que peso terão para JJ? Todos sabemos que lá estão pelos regulamentos. Senão vejam os minutos na pré temporada!


O Director Técnico da Formação tem de ser uma voz de peso na altura de construir o plantel! E também de ser um produtor de resultados! E sejamos honestos: o David Simão merece o plantel do SLB! Pelo que fez no seu empréstimo ao Paços! É já um craque? Não! Titular? Longe disso! Mas também não podemos esperar logo isso! E isso é o erro dos benfiquistas: esperar que os miúdos sejam logo craques! Lá fora os jogadores jovens passam 2/3 temporadas a "marinar" no plantel principal, são a 3ª opção na sua posição! Mas vão entrando, a pouco e pouco!


O exemplo também vem lá de fora. FC Barcelona e o Man United, os clubes mais bem sucedidos dos últimos 10/15 anos, fomentam os jovens! As realidades são diferentes, bem sei! Mas porque não nos aproximamos das boas práticas em vez de as rejeitarmos logo?

PS: Até porque é bom não esquecer que temos duas das maiores promessas ao nível de área no Mundo! Uma formada cá, outra lá fora! Vamos enjeitá-los? Ou trabalhá-los com jogadores mais experientes e craques feitos? É preferível por o Nelson Oliveira a treinar ao lado do Saviola e Aimar ou de um qualquer brasileiro?

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف