Os motivos do descalabro do SportingCP

مواضيع مفضلة

الأحد، 28 أغسطس 2011

Os motivos do descalabro do SportingCP

Nem Domingos é tão bom como quiseram fazer dele, nem é tão mau como os resultados do SportingCP demonstram agora.

Hoje Espanha e Inglaterra arrancaram os seus campeonatos, fomos brindados com "hinos" ao futebol através de grandes resultados do City (5-1), Real Madrid (6-0) e ManUtd (8-2). Uma enchurrada de grande futebol e muitos golos, quase a comparar com os 13 golos marcados nos oito jogos da triste e corrupta Liga Portuguesa.

Em Portugal continuam as arbitragens duvidosas e, invariavelmente, a tenderam para o mesmo lado que ano após ano vai garantindo uma vantagem inicial que permite ao FCPorto passear tranquilo o resto da Liga, tornando os campeonatos massilentos, aborrecidos, sem público... sem competitividade.

Se nos berços do melhor futebol do Mundo prima o espetáculo, em Portugal continuam a orquestrar-se às mesas dos restaurantes quem sobe e desce de divisão, que árbitros são necessários para as manobras especiais, que treinadores se mantêm protegidos pelo sistema, que clubes servem de incubadoras.

Domingos, como outros, foi vítima deste sistema corrupto e pouco realista que nos afastará invariavelmente das rotas dos melhores clubes do Mundo. Porquê? É simples...

FCPorto, SCBraga e Académica estão para o Sistema Corrupto como as equipas B e C estão para as grandes equipas de um futebol espanhol brilhante na qualidade, funcionando como antecâmaras protegidas pelas arbitragens, para a promoção de jogadores e treinadores, servindo também muitas vezes de importantes barreiras aos adversários.

Foi aí que Domingos fez o seu percurso - sempre protegido - começou em Leiria quando ali residia um importante bastião do Sistema Corrupto, perpetuou na Académica o mesmo percurso gozando de "boa imprensa" que destacava as vitórias e esquecia as frequentes derrotas e chegou a Braga para herdar uma equipa que foi começada a construir por Jesualo Ferreira e consolidada por Jorge Jesus - mais uma vez gozando da habitual protecção.

O seu destino era o Dragão, mas o mediatismo de André Villas Boas, a juntar ao interesse do SportingCP neste impediram essa situação, tendo este tomado o lugar que lhe estava destinado. Domingos, como Villas Boas, faria todo um percurso protegido, coroando-se como um grande treinador que mais tarde sairia para um grande equipa europeia onde, à semelhança de Villas Boas, deixaria evidente as suas limitações.

O plano de Domingos estava traçado, seguia-se Villas Boas, depois Leonardo Jardim e mais tarde Pedro Emanuel. Todos a crescerem na proteção das equipas âncora do Sistema. Villas Boas foi "prematuro" e enterrou Domingos neste buraco onde agora se encontra. Pelo caminho Jorge Costa tornou-se um ambicioso desmedido e acabou "fora do clã".

O erro fatal de Domingos foi não ter percebido isto. A inteligência de Villas Boas foi tê-la percebido ainda antes de chegar a Portugal. Depois da final da UEFA, onde mesmo aí Domingos foi protegido por um resultado "orquestrado" para dar dimensão europeia ao SCBraga, não restava ao Domingos outro caminho senão abrir a vaga natural ao sucessor que o Sistema queria ver em Braga: Leonardo Jardim.

As eleições no Sporting foram o melhor que podia ter acontecido ao Sistema e Domingos foi obviamente resgatado. Chega a Alvalade, então, sem a protecção que gozou desde o primeiro dia como treinador e queixa-se agora de que não entende certas atitudes de falta de agressividade e entrega que nunca lhe tinham acontecido... simplesmente porque nunca se tinha de preocupar com isso (havia outras situações que o garantiam fora do campo).

Domingos, provavelmente, sairá do Sporting como sairam Paulo Sérgio e Carlos Carvalhal, sem honra nem glória aos pés da insatisfação dos adeptos e, ao invés do glorioso percurso em grandes equipas internacionais, andará pelo estrangeiro em projectos de segunda linha, a viver das indeminizações.

Qualquer clube que impõe a si mesmo a revolução estrangeira que o SportingCP se impôs a si próprio, devia ter obrigação de baixar as expectativas e dar pelo menos um ano à consolidação do projecto. São muitos jogadores novos, que pouco ou nada conhecem do país ou sequer do clubee para quem perder com o Marítimo é o mesmo que a derrota aceitável contra o SLBenfica...

Em resumo, Domingos não é tão bom, nem tão mau como querem fazer dele... o Sistema Corrupto é que é muito, mas muito organizado e DOMINA e CONTROLA todos os destinos do futebol nacional, tornando irrelevantes todos os milhões que anualmente são esbanjados pelas equipas nacionais. Ganha... quem eles querem, quem eles deixam. FUTEBOL DE MERDA!!!!

PS- O ex dirigente da SAD azul Fernando Rocha, que presidia ao Portimonense quando o clube algarvio subiu, parece agora que quer voltar a candidatar-se depois de ter abandonado. Ou seja, antecipa-se um regresso do Portimonense à Liga Zon/Sagres na próxima temporada. Uma vergonha, este futebol...

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف