Luisão. Pegar ou Largar?

مواضيع مفضلة

الجمعة، 22 يوليو 2011

Luisão. Pegar ou Largar?

É muito fácil vir para os blogs "mandar postas de pescada" sobre o tema Luisão. Pudera... agora é fácil e à distância, sem ter o ónus da solução ainda é mais fácil.

Para mim é um ponto assente que o SLBenfica não quer vender Luisão - o mesmo já não posso dizer de Cardozo e Saviola que me parece que aguardamos uma boa oportunidade e já temos o trabalho de casa feito nesse aspecto. Aliás, mesmo com Luisão o trabalho de casa também está feito.

De um modo geral, penso que podemos estar confiantes no que diz respeito à "construção do plantel, tal como já tive oportunidade de escrever esta manhã. O que falha, sempre e mais uma vez, é a capacidade de gestão e antecipação, típica de uma organização... pouco organizada e com gente a mais e competência a menos.

O "problema Luisão" só virou problema por culpa do SLBenfica que deixou o jogador sair de férias sem a situação devidamente acautelada, sem chegar a um acordo com o jogador sobre o seu futuro de forma clara e habilmente "passada" à comunicação social de forma a vincular o jogador.

No final da temporada, conhecendo o perfil do jogador, era impensável deixá-lo ir para a Copa América sujeitos a que acontecesse precisamente isto que aconteceu. Além da definição prévia, deveria o SLBenfica ter garantido um apoio constante ao jogador através do Rui Costa junto do jogador e António Carraça junto do empresário.

A "fórmula" a utilizar com Luisão é precisamente a que advogo para Maxi Pereira, cuja ausência de renovação já cheira mal pelo arrastar enorme que já traz.

Não estou com isto a advogar a permanência de Luisão ou de Maxi, sendo que me parecem óbvios os benefícios desta situação. Mas o SLBenfica não pode nem deve ter a ambição de controlar o futuro dos jogadores, tal como percebe que os outros clubes também não controlam quando começamos a fazer a cabeça aos jogadores que queremos comprar. Infelizmente, deixamo-nos a nós próprios "provar do mesmo veneno". Isso é incompetência!

A sair, mesmo que só saísse agora após a Copa América, o Luisão e os responsáveis do SLBenfica já deveriam ter todo o processo controlado há muito tempo, não dando azo a este tipo de conversas de jornal que, independentemente do resultado final, acaba sempre por abalar a estrutura e marcar mais uma vez o jogador e o defeso.

Há mais de dois anos que neste blog tenho feito repetidos apelos à reestruturação e reorganização da SAD de forma mais competente e, acima de tudo, com mais competências no que é fundamental para garantir que não voltemos a cometer erros que, genericamente, são quase sempre organizativos.

Luisão (e Maxi) poderiam sair ou ficar no SLBenfica sem esta novela! É desnecessária... é transtornante para os adeptos que percebem que a estrutura da SAD se permite a si própria ficar vulnerável a este tipo de situações, o que num clube com a dimensão do SLBenfica e com a quantidade de gente que recebe dinheiro no SLBenfica... é absolutamente inaceitável.

Nesta altura, no que diz respeito a Luisão, eu não acredito em "fumo sem fogo". Obviamente que o jogador deseja sair para um último (?) grande contrato aos 30 anos e depois de seis temporadas na Luz. Esse desejo não é novo e, como já disse, é compreensível.

Posto isso eu não acredito que este assunto seja resolvido de outra forma que não seja a venda do jogador por valores abaixo do que desejaríamos ou, forçar o jogador a permanecer. Luisão, sendo um jogador respeitador para com o SLBenfica ficará, obviamente, contrariado... mas dará o seu melhor a cada jogo. A minha dúvida é se nos interessa ter mais uma vez "esse Luisão".

Reforço que a próxima "novela" do género será com Maxi Pereira se não nos apressarmos a resguardar o jogador, a nos mostrarmos dispostos ao que for necessário para o manter e garantir o acompanhamento permanente ao jogador até resolver o processo.

Com a chegada de Garay, um jogador com a experiência da mais competitiva liga do Mundo, a sucesso do comando da defesa não se coloca, pelo que a saída de Luisão não assume contornos de gravidade, num cenário de substituição pelo jovem Mangala, também ele com experiência de primeira equipa e primeira divisão, ainda que no campeonato belga.

O que sinceramente me custa a sério neste processo, quer saia ou permaneça o Luisão, é a forma como o processo foi mal conduzido. O mesmo já tinha acontecido com Nuno Gomes, o mesmo pode acontecer com Maxi Pereira, o mesmo acontece com muitos assuntos diariamente na gestão desportiva do Sport Lisboa e Benfica.

Não está em causa o resultado final da decisão, se fica ou se sai o jogador A ou B. O que está em causa é a forma pouco cuidada e pouco profissional que muitas decisões são tomadas, expondo o Clube, a SAD e os adeptos a situações perfeitamente evitáveis.

A gestão desportiva e a gestão de recursos humanos não é igual à gestão de "qualquer coisa" ou "qualquer negócio", é preciso estar rodeado de pessoas com elevadíssima sensibilidade para um conjunto de matérias muito delicadas que, se pouco cuidadas (como tem sido o caso), acabamos expostos ao desnecessário.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف