... Faz fraca a forte gente.

مواضيع مفضلة

الأحد، 3 يوليو 2011

... Faz fraca a forte gente.

Toda a gente sabe a primeira parte deste ditado. E como assenta ao Sport Lisboa e Benfica! Por partes! Antes de mais, este não é um post de crítica gratuíta a LFV! É só de discordância e de... incompreensão!

Ora bem, a novela Fábio Coentrão mete-me nojo! E demonstra ao que chegámos! O jogador quer, a todo transe, sair! E só para o Real Madrid. A permeabilidade do nosso balneário e da estrutura profissional, a juntar à cabeça loura de Coentrão assim o tem ditado! A falta de protecção que os nossos jogadores têm, expostos a todos os ataques vígaros de um qualquer empresário têm levado a uma delapidação contínua do nosso património! E não é de agora. Podemos recuar até Edgar e Hugo Leal. Passando por Manuel Fernandes ou Miguel. Todos vendidos a "preço de fábrica" porque o SLB não tem tido a estrutura indicada para os segurar!

De há uns anos para cá, são constantes as novelas Cardozo e Luisão. Sempre com queixinhas de quererem sair e agora é Coentrão. Tudo o que é jogador que se destaque no SLB, ao primeiro assédio ficam doidos para sair! E o importante é perguntar porquê?

Das duas, uma: falta de competência na estrutura para proteger e potenciar jogadores ou falta de critério na contratação de jogadores, no que respeita à vertente pessoal e humana! Either way, o ónus está em quem dirige o clube! Quantas vezes os adeptos "berram" com a atitude do j0gador quando quer sair do Benfica, fazendo-lhe juras de ódio, mandando-o para a rua, etc... Quantas vezes? Mas antes disso, há que perceber a constância deste tipo de atitudes.

Porquê? Porque raio insistem em ver o SLB apenas como uma ponte? E à primeira proposta, querem sair disparados? Se Coentrão assinou, conscientemente, um contrato com cláusula de 30 milhões, porque se está "cagando" que o Real apenas chegue aos 15?

Eu tenho um palpite: facilitando a 1ª vez num negócio, a partir daí todos querem o mesmo tratamento. Basta recuar até ao negócio Simão, por exemplo. O nosso capitão e jogador mais decisivo, vendido por menos de 20 milhões + dois jogadores (quais?). Facilitou-se e pronto!

Mas receio bem que o problema seja mais profundo: a incapacidade de criar uma equipa constantemente vencedora. Se o SLB fosse constantemente vencedor, os jogadores não teriam tanta pressa. Sair este ano ou no ano que vem é igual. Os títulos aparecem quase de certo...

No actual Benfica os jogadores, quando ganham um título, querem sair quando a maré está favorável. Porque o próximo título pode demorar... Cinco anos, talvez.

Importante: Mesmo que isso aconteça noutros clubes, admito que sim, não aparece tanto. E também aí se nota a tal questão da "protecção"! E dos bufos!

Convém, digo eu, duas coisas: o esforço em proteger os jogadores de ataques "especulativos". E criar uma equipa vencedora. Já agora: mais atenção ao carácter de cada um. Exemplo: Maxi. Se este quisesse já tinha atirado mais umas atoardas por causa da renovação

Off topic: miúdos
Rodrigo. Eu não percebi a vinda deste jovem para o SLB. Ninguém percebeu. Mas se tem dado boas indicações, mantenham-no!

Miguel Rosa. Lombalgia? Já não vai a Nyon e muito provavelmente já não fica! O jogador mais experiente dos jovens da formação ficar de fora é um erro grosseiro! Tudo para dar espaço a incógnitas estrangeiras. Só mais do mesmo! Resta saber se depois daquela apresentação com tanta pompa, vamos cair no ridículo de os riscar a todos! Ou então de os manter para fazer número para a UEFA!

Miguel Vítor. Chamado à pressa para encher! A incapacidade de contratar um central dá nisto! E a qualidade que mostrou há dois/três anos atrás, hoje, se ele tivesse sido uma aposta mais contínua, até poderia ser titular! Ter um jogador para fazer número, prejudicando-o e atrasando-o para um empréstimo é mesmo "à Benfica"! E o Miguel é bem melhor que o Roderick e o Fábio Faria! Há coisas que não se percebem!

Off topic 2: a falta de uma mística dá nisto.

Sílvio. O ex-Braga está agora em Madrid e deu a ganhar à filial do Porto vários milhões. Sílvio foi dispensado do SLB. A falta de critério nas dispensas dos putos dá nisto! É certo que não modo de saber, mas a frieza com que as coisas são conduzidas dá aso a um desprezo pelo SLB que é constante! Basta ler a entrevista dele ao CM neste Sábado! Nuno Gomes é mais um exemplo. Mas há mais, contem-nos!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف