Não posso deixar de ficar surpreendido quando ainda na pré temporada começamos a arranjar desculpas para empatar ou perder com duas equipas que acabaram de subir à primeira divisão dos respectivos campeonatos suiço e francês. Estamos a falar de equipas do tipo... Beira-Mar ou Setúbal lá do sitio.
Sejamos claros, com os adversários que o SLBenfica defrontou tínhamos a obrigação de, pelo menos vencer os respectivos jogos. Não está em causa a qualidade das exibições colectivas ou sequer goleadas, mas há mínimos e uma equipa como o SLBenfica não pode ter estes resultados, nem em regime de pré temporada.
Feito este enquadramento, sou forçado a concordar com o SouBenfica no seu tópico Impressões da Suíça, quando aponta o dedo a Jorge Jesus pela forma atabalhoada com que trabalhou os recursos, com mudanças sucessivas em curto espaço de tempo, combinações estranhas, obstinações tácticas e "misturas" pessimamente mal feitas afectando rendimento de todos.
Abomino conversas "sportinguistas" de desculpabilização com as experiências, a carga de treino, etc. Nem pensar, meus amigos. Isso está absolutamente fora de questão. Jorge Jesus tem um plantel, ainda que muitíssimo mal planeado, que bem trabalhado pode fazer figura nas competições nacionais - a falta de preparação adequada impedirá ir mais além, nomeadamente na Europa.
Para começar, a quantidade interminável de jogadores que foram para a Suiça com o futuro incerto é inaceitável. Para que possam jogar, implica que Jorge Jesus faça esta "baralhada" de substituições.
Depois, a construção de um plantel mal ponderada em função das carências e das regras da UEFA e Liga de Clubes, especialmente a primeira. Chegamos a poucos dias das competições oficiais com a substituição de Fábio Coentrão por concretizar quando todos sabíamos que ia sair - ninguém tinha dúvidas.
Há ali alguns jogadores que simplesmente não têm atitude ou qualidade para jogar no SLBenfica:
- Matic? Nem é trinco bem bom médio ofensivo, ficar no plantel para tirar o lugar ao Carlos Martins? Por amor de Deus... nunca deveria ter vindo.
- Wass? O que faz Jorge Jesus pensar em integrar este jogador no plantel? Será que desaprendeu? Se o jogador já era assim, porque não foi logo emprestado?
- Roderick? Até quando vamos queimar as etapas de formação deste jogador impedindo-o de jogar com regularidade para evoluir - algo que precisa bastante?
- Fabio Faria? O homem é defesa central. Ninguém entende a insistência como defesa esquerdo, num momento em que faltam centrais, o Jorge Jesus prefere lá meter o Javi em vez de apostar no Faria e meter o Shaffer a "encher" a esquerda - já que não tem defesas.
- Nolito? Na esquerda já jogaram B.Cesar, Gaitan, Jara, etc. Este é o melhor jogador para essa posição tarda em jogar (fresco) com Aimar ou Gaitan e Urreta (que está a justificar) porquê?
- Mora? Vamos continuar indefinidos na frente de ataque? Mora jogou hoje os primeiros 40min. e mostrou que tem qualidade, capacidade física, técnica e atitude. Pouca coisa para se dizer que merece, mas... porquê insistir em Saviola - claramente o que está pior de todos os que jogaram?
E no meio disto tudo ainda queremos que os jogadores cheguem da Copa América directos para o onze titular na Champions e ainda lhes juntar mais três ou quatro novos jogadores.
JORGE JESUS! Tem lá calma... bem sei que continuas a olhar lá para cima para o antro da corrupção como um objectivo pessoal e agora até vês que o Vitor não tem pedalada para aquilo e com uma época mal preparada pode ser a tua oportunidade... Eu sei.
Mas a matéria prima está no plantel e há ainda algumas adições (inaceitavelmente tardias) a serem feitas. Inaceitalvemente apenas porque são para resolver carências. Se fosse para reforçar ou adicionar valor, não haveria qualquer problema.
Ainda há tempo para corrigir os erros e o Jorge Jesus é quem tem mais para corrigir. O mal causado pelo péssimo planeamento (mais uma vez) desta direcção já não se pode voltar atrás... pode é corrigir-se depressa e não é nenhuma revolução.
Se eu fosse o Jorge Jesus, chegando a Lisboa comunicava imediatamente a lista de dispensas para poder começar a trabalhar no duro com o plantel que enfrentará os desafios da temporada! Além disso, no lugar dele ganharia um bocadinho de humildade para perceber que há ali plantel para começar a trabalhar o 4-3-3 de forma mais objectiva, mas claro que não esquecendo o 4-4-2 e mesmo o 4-2-3-1. É para isso que servem as pré-temporadas.
Na baliza volto a reforçar que Artur foi reforço, pelo que não podemos MESMO (nem que emprestemos) dar-nos ao luxo de ter o Roberto a ganhar 2M€/ano... no banco. Bem sei que não está nos planos, mas temos que dispensar ambos os guarda-redes. Mika tem qualidade para ser o segundo guarda-redes e o terceiro - como sempre foi no passado - pode ser o dos juniores ou Oblak.
Na defesa, definitivamente Wass e Roderick não têm "pedalada" para este plantel e Jardel não tem qualidade suficiente. Miguel Victor tem tudo o que é preciso para ser o terceiro central da equipa, pelo que deveríamos apostar num jovem com qualidade ou num jogador experiente (Fernando Meira?) para completar os centrais. Preferência português.
Nas laterais, Maxi vale engolirmos o orgulho e dar ao Paco Casal o que ele quer e renovar logo que ponha os pés em Lisboa. André Almeida (até porque Ruben Amorim pode ajudar) deveria ficar como alternativa. No flanco oposto, se já não for possível resgatar Mário Rui para alternativa, a aposta em Carole deve manter-se e abandonar a ideia do Alex Sandro para ir buscar um titular indiscutivel (Ansaldi?).
No meio campo defensivo ou de transição, por amor de Deus! Matic não é jogador para o SLBenfica. Defende mal e entrega pior. As funções de Matic podem ser feitas com muito mais qualidade por um jogador português que muito admiro: Carlos Martins... e ao que parece ainda vem Witsel (desnecessário, digo eu!). De resto, tudo certo!
No meio campo de ataque, Aimar e Gaitan têm a batuta e isso é indiscutível e com grande qualidade. Na esquerda do ataque Nolito sem dúvida e ainda Bruno César. Na direita Enzo (ainda não provou o que o trouxe) e Urreta.
No ataque, Cardozo e Saviola na minha opinião continuam sem justificar. Eu apostaria na saída/venda dos dois para a contratação de um titular indiscutível (Brian Ruiz não é). O restante quadro seria composto por Rodrigo, Mora, Jara e N.Oliveira.
VOLTO A REPETIR:
Não se trata de por tudo em causa! Longe disso, porque como já disse há ali muitos jogadores de qualidade e muito potencial, além de que há três potenciais titulares na defesa ausentes. O que está em causa é fazerem-se as opções certas para corrigir erros passados (e alguns recentes) e o treinador não querer fazer parte do problema, mas da solução.
Também não se trata de querer que, nesta altura, o SLBenfica apresente elevados níveis exibicionais colectivos. Longe disso...
... mas também não podemos esconder-nos atrás de desculpas esfarrapadas das experiências, cansaço ou "podermos perder". É no primeiro treino, no primeiro jogo da temporada que se começa a ganhar uma equipa, que se começam a ganhar os títulos.
VAMOS LÁ BENFICA!
إرسال تعليق