Com a apresentação de Capdevilla (que jogador!), acho que podemos dizer que (salvo alguma saída não prevista de Luisão ou Cardozo) o plantel do SLBenfica está fechado quanto a entradas.
Como já aqui tenho escrito, aparte de uma habitual desorganização característica de um clube que tem gente a mais, com protagonismo a mais... e com competência a menos, a direcção do SLBenfica fez um excelente trabalho na construção do plantel para 2011/12.
Claro que podemos sempre questionar porque não o jogador A em vez do jogador B, isso é óbvio. Acho que até com Messi, Ronaldo, Xavi e companhia ia haver dúvidas em porque não antes Fabregas. Mas aparte disso e procurando esquecer por agora o desnorte que foi de contratar mais um camião de gente, muitos deles a pensar no futuro é certo, mas outros que sabemos que nunca jogarão no SLBenfica.
Podemos também lamentar a ausência portugueses no plantel ou a falta de aposta de Jorge Jesus nos jovens da nossa formação, especialmente nos que apresentam mais competências para "pegar" no plantel: David Simão e Nélson Oliveira.
Podemos ainda alertar para a teimosia e falta de capacidade de liderança de Jorge Jesus que colocam em causa muito do investimento feito nesta temporada onde, reforço mais uma vez, a Direcção fez apostas muito fortes, inteligentes e seguras.
Mas não é hora de apontar a isso, feita a apresentação do plantel, gostaria de partilhar a minha leitura do referido plantel, ao mesmo tempo que enquadrar o que na minha opinião podem ser as ambições comparativamente à época anterior e aos rivais.
BALIZA
Todas as grandes equipas têm uma estrutura composta por dois guarda-redes de grande qualidade, dois potenciais titulares, e um jovem com valor. Olhamos ao plantel do SLBenfica e está lá tudo: Artur Moraes, Eduardo e Mika. Dois portugueses e um brasileiro que justifica a aposta. A baliza do SLBenfica tem tudo para dar certo, seja Artur ou Eduardo o titular e é importante que Mika seja a aposta para a Taça da Liga.
DEFESA
Que luxo ter Garay e Capdevilla na mesma equipa. O primeiro é um central que faz lembrar Gamarra ou Ricardo Gomes - que saudades de ter um central assim, que só não foi titular no Real Madrid por ter no plantel grandes defesas como Sérgio Ramos, Pepe ou Ricardo Carvalho pela frente... e um bocadinho de teimosia do Mourinho.
A compor o quarteto, a "contratação" que falta é a renovação de contrato de Maxi Pereira. Este vale quase um "quanto é queres, Paco?". É mesmo assim... acabar com o folhetim, mesmo que nos custe muito mais dinheiro que justamente deveria. O Maxi vale, o Maxi justifica. E já vamos, atente-se numa defesa composta por Maxi, Garay e Capdevilla! Um luxo...
Fica a faltar o companheiro de Garay, sim o companheiro, com o argentino acho que temos um verdadeiro "patrão". Eu tenho muita fé neste jogador se ele não se acomodar e chegar com vontade de mostrar o seu valor - é aqui que Jorge Jesus deveria ter um papel fundamental, mas não sendo possível (porque não tem capacidade para isso) deveria ser Carraça a gerir isto.
Esse companheiro deveria ser, no ideal, Luisão. Mas sinceramente percebo a posição dele ao cabo de sete anos, 30 primaveras e cada vez menos brasileiros no "gang do chopinho". Isto para já não falar na potencial perca de estatuto de "patrão" da defesa. Não podemos censurar esse desejo do capitão Luisão, mas o jogador e o Bertolucci também têm que o fazer da forma correcta e encontrar uma grande proposta para o SLBenfica poder abrir mão do seu capitão, logo numa temporada onde Moreira e Nuno Gomes também saíram, tornando talvez Maxi Pereira e Cardozo nos jogadores com mais tempo de Clube... 4 temporadas (vão para a 5a).
Não podendo ser Luisão, que este não saia por uma proposta na ordem dos 10M€ que nos permitissem o investimento em Mangala, um jovem de elevado potencial e com já muitos minutos de futebol europeu nas pernas.
Na retaguarda destes jogadores que oferecem todas as garantias, Jorge Jesus deveria aposta (a meu ver) em jovens de elevado potencial e preferencialmente portugueses. Miguel Victor tem tudo para ser uma boa aposta para suplente, tal como Roderick. Seriam as minhas duas escolhas e optaria pela saída do Jardel. Alternativamente, manteria o Jardel e emprestaria o Roderick a um clube da primeira divisão onde jogasse com regularidade. Nos centrais penso que estamos bem servidos e é importante que o Jesus saiba promover a rotatividade, especialmente nos jogos mais acessíveis e nas Taças nacionais.
Essa máxima é valida também para as laterais. Na esquerda Emerson será a alternativa a Capdevilla, com muita pena minha não foi feita a aposta no Mário Rui. No flanco oposto Wass parece fora do baralho, pelo que haverá a expectativa para ver se o lugar de opção a Maxi será para Ruben Amorim - que já manifestou que não é o que mais lhe agrada - ou mesmo a permanência de André Almeida. Esta última opção não me agrada porque o André é um médio direito e não um lateral. Nem todos os médios podem dar bons laterais.
No meio campo defensivo, vão perdoar-me mas o Matic não me enche assim tanto as medidas como a muitos de vós. Entendo a sua permanência, até porque Jesus gosta de jogadores possantes para aquele lugar, mas eu apostaria em Nuno Coelho para alternativa a Javi Garcia e, no 4-3-3 também não seria Matic a alternativa a Witsel (excelente jogador), mas sim Carlos Martins. Ainda assim, seria pouco sério dizer que Matic não é bom jogador ou não tem o espírito de luta que é necessário - tem! Mais uma vez, em 4-4-2 ou 4-3-3 é importante que Matic possa ir servindo de alternativa a Witsel ou Javi Garcia.
Neste sentido, Nuno Coelho e Carlos Martins são para uma incógnita no que toca à sua permanência. Ficam... saem! Estou apreensivo quanto às oportunidades que terão se ficarem, contudo acho que se Jesus fizer o que raramente é capaz de fazer - rotatividade bem planeada - que o SLBenfica tem a ganhar (e muito) com a permanência deles.
Já no meio campo de ataque, com Witsel, Aimar e Gaitan para o centro do terreno (sim, Gaitan para o centro do terreno) parece-me que Bruno César tem um espaço de manobra muitíssimo reduzido! Não é seguramente um médio ala que sirva de alternativa a Nolito, como David Simão pode servir (mesmo sendo nº10), não é um interior como o David também pode ser. Ele é um puro 10, pouco habituado a um futebol rápido. Acho que teria tudo a ganhar em ser emprestado um ano em Portugal, até - um clube tipo Guimarães, por exemplo.
Nas alas, Nolito e Enzo Perez são craques e serão donos e senhores dos lugares, devidamente apoiados por dois jogadores que podem fazer as duas alas, Urreta e Gaitan, mas também David Simão ou mesmo Ruben Amorim, Carlos Martins e até Jara. Não faltam soluções seja para 4-4-2 ou 4-3-3.
Na frente de ataque, Cardozo parece-me "deslocado" deste filme de um futebol veloz de "passa e desmarca". Se jogarmos com dois avançados, fará muitos golos de encosto porque sabe estar no sitio certo. Eu sinceramente gostava de ter um jogador mais móvel... um Nolito, mas não estou com isto a tirar qualidade a Cardozo, apenas a dizer que precisávamos de outro tipo de avançado, talvez com outras características e com isto dizer que me agrada muito a ideia da contratação de Soriano.
A contratação de Soriano reveste-se ainda num factor complementar muito interessante: Sendo um jogador de grande qualidade, a sua capacidade de entendimento de longa data com um jogador que será um diferenciador de qualidade no plantel este ano - Nolito.
Contudo, o quadro actual de avançados, só faria sentido a entrada de Soriano, se houvesse uma proposta muito tentadora por Saviola, como acredito que possa vir a aparecer. Não saindo Saviola ou Cardozo, parece-me que estamos servidos no que toca à frente de ataque, dado o complemento assegurado por Rodrigo, Jara e Nélson Oliveira - e há ainda a hipótese Rodrigo Mora que poderá não ser um dado adquirido que saia.
Hoje o jornal O Jogo fala ainda que na Turquia, fontes próximas do Besiktas dão conta de uma proposta por Hugo Almeida - não me desagrada em absoluto - até por ser português. Soriano e Hugo Almeida só fariam sentido se acontecesse a saída do Cardozo e do Saviola.
Mangala se sair Luisão, Hugo Almeida se sair Cardozo, Soriano se sair Saviola. Será esta a ideia de Luis Filipe Vieira?
Mangala se sair Luisão, Hugo Almeida se sair Cardozo, Soriano se sair Saviola. Será esta a ideia de Luis Filipe Vieira?
إرسال تعليق