Um cheirinho da Actualidade by GB

مواضيع مفضلة

الأحد، 19 يونيو 2011

Um cheirinho da Actualidade by GB

Queria começar por uma das piadolas que os adeptos do SportingCP e FCPorto correm a fazer sobre o SLBenfica quando permitimos através da nossa inabilidade para vencer. Esta vou colocá-la aqui não em jeito de provocação mas de elogio, porque está bem feita e não é mal educada:

O Benfica este ano é como um relógio, tem andado certinho ao segundo!!!
...segundo no Futebol, segundo no Andebol, segundo no Basquetebol, segundo no Hóquei, segundo no Volei, segundo no Futsal!

Espero que eles aproveitem bem, porque estou convencido que o Hoquei, especialmente, para o ano lhes vai mostrar o que é bom para a tosse e, penso que o Volei, Futebol, Basquete, Andebol e Futsal darão a devida réplica.

Quanto à actualidade, aproveitando o mote de alguns que pediram para eu vir comentar o resultado da temporada de Futsal depois de ter sido, se calhar, o primeiro a dizer que o André Lima não tinha (ainda) capacidade suficiente para liderar o SLBenfica, cá estou eu.

Reitero tudo o que disse e só dou graças a Deus de termos tido o mister Paulo Fernandes, numa temporada onde perdemos O MELHOR JOGADOR DO MUNDO e ainda tivemos o seu "substituto" (Diece) e César Paulo lesionados mais de metade da época.

A todos os que querem perceber um bocadinho mais sobre aquela secção, digo-vos apenas que o tópico SLBenfica: O Clube onde todos acham que têm opinião foi feito a pensar em gente que ali anda. Digo-vos também que o melhor treinador que tivémos foi-lhe feita a vida negra porque se estava nas tintas para os "estatutos" de algumas pessoas e até jogadores, obrigando todos a trabalhar e muito. Viu-se o que lhe aconteceu...

Reitero, e não é por acaso que não está a treinar, que André Lima ainda tem um percurso para fazer até chegar a treinador de elite - que entendo ser o que o SLBenfica precisa - mas também acredito que o pode vir a ser e nesse dia espero que o SLBenfica lhe abra a porta. Até lá, acho que Paulo Fernandes é um excelente treinador e fez uma grande fase regular com a equipa a bater records de invencibilidades, apesar das circunstâncias. Na fase final apanhou um SportingCP à imagem do seu treinador: cínico, pouco atrevido e a jogar no erro. Uma espécie de "catenaccio" do futsal. Este título deles tem tanto valor como o do Mourinho na Champions, por exemplo... mas não tem o mérito de outros já conquistados pelo SLBenfica e até pelo SportingCP. Nã foram os melhores, foram os mais eficazes.

Ainda nas modalidades, o "Hoquei vai levantar voo", meus amigos. Acreditem que temos na liderança o homem certo e estamos a planear da forma acertada. Não tenham dúvidas que me vão ver muitas vezes no pavilhão a ver jogos deles e a celebrar a conquista do título no final. Espero e desejo que a estabilidade na liderança perdure, assim como no Volei e Futsal.

No Basquete parece-me um erro a saída de Henrique Vieira, mas respeito a decisão por desconhecimento de mais dados, já no caso do Andebol penso que a decisão tem um ano de atraso, pois José António Silva era talvez o menos capacitado dos nossos treinadores das modalidades e o seu substituto (Jorge Rito) trará ao Andebol a qualidade que Luis Sénica trouxe ao Hoquei. Em ambas as modalidades, veremos como vão evoluir as movimentações dos planteis.


No futebol, como já disse há muito tempo, estou óptimista para a nova temporada, ainda que considere que faltam ainda uns retoques, o que é perfeitamente normal face ao momento da temporada.

Na construção final do plantel é preciso haver coragem para apostar e para manter "rédea curta" a Jorge Jesus, de modo a que ele não se considere maior que o SLBenfica, porque não o é, nem nunca vai ser.

Assim, na baliza para mim a formula "old school" é a mais correcta: Dois jogadores experientes e um jovem para a Taça da Liga. Assim, Moreira parece-me importante permanecer e Artur deverá ser o titular com Oblak a ter a oportunidade de trabalhar ao mais alto nível para evoluir. Júlio César e Roberto, na minha perspectiva, deveriam ser ambos vendidos ou emprestados com vista a uma venda.

Na defesa o que me preocupa é o arranque da temporada. Luisão e Maxi (as duas referências) estarão ausentes no arranque dos trabalhos e se não vier Garay não vejo quem poderá comandar a defesa numa fase inicial. Acresce ainda que já "cheira mal" tanto atraso na renovação de Maxi Pereira.

Na direita parece tudo estabelecido com Maxi e Wass, sendo que face à lesão grave onde de Wass, será possivelmente Ruben Amorim a "segurar as pontas" mais uma vez. Na esquerda só temos alternativa (Carole), mas parece que Ansaldi será a opção - confesso que não conheço. Ao centro, está a minha grade discórdia com Jorge Jesus: Para mim seria Luisão com um parceiro a contratar (Dedé?), juntamente com Jardel e Miguel Victor. Roderick e o (tosco?) Leo Kanu deveriam rodar EM PORTUGAL.

No meio campo defensivo temos Matic e Javi Garcia como as principais referências, sendo que Nuno Coelho espreita a oportunidade de ficar no plantel, o que me parece complicado face à polivalência de Amorim e um sistema que só tem um médio defensivo. No esquerda temos Nolito e Gaitan que dão muitas garantias e ainda temos David Simão que pode fazer essa posição em 4-3-3 tal como Bruno César. Por falar no brasileiro, mantenho a tese da saída do Aimar (não que não tenha qualidade) e a aposta mais até que no brasileiro, no Gaitan para 10. Nesta equação entra ainda Miguel Rosa e David Simão que deveriam ser os esteios do meio campo na Taça da Liga. Na direita, parece estar tudo resolvido com Enzo Perez que descarta assim um investimento elevado em Sálvio (apoio isso!) e como alternativa há o Urreta (será que fica?), Ruben Amorim, Miguel Rosa e ainda André Almeida à espreita de uma oportunidade de ficar no plantel. Fala-se ainda no Danilo.

No ataque, Cardozo continuo a dizer que sairá, tal como Weldon que viu o contrato renovado quero acreditar que apenas para podermos ganhar algum com a saída dele. Nuno Gomes também saiu e para mim a permanência de Saviola (apesar do desejo de JJ) não é segura. Caminho inverso fazem Rodrigo (acredito neste jogador), Nélson Oliveira (JJ confirma que fica), Mora (idem) e Jara. Se ficar Saviola só há espaço para mais um jogador que se diz ser o Brian Ruiz. Melgarejo e Uche parece-me que terão poucas possibilidades de ficar no plantel, mas a serem emprestados espero que sejam em Portugal.

Em resumo, um plantel que me oferece, sinceramente, todas as garantias de podermos realizar um campeonato muitíssimo competente e uma luta muito efectiva pelo primeiro lugar, tal como nas Taça de Portugal e dando muito espaço e oportunidade aos jovens na Taça da Liga para poderem também justificar apostas nas outras competições. Na Europa, penso ser um plantel muito mexido para ser objectivo fazer algo (vencer) na Europa...


Para fechar, gostava de comentar as mexidas na SAD. Continua a custar-me muito ver Rui Costa dedicado apenas a apresentar jogadores e a ser "menorizado" nas declarações do Presidente. Ao mesmo tempo há hoje notícia de mais um profissional que chega ao SLBenfica, António Carraça.

Este profissional, que é o que se chama a pessoas de outros clubes que vem para o SLBenfica feitos "sabedores" com grandes ordenados, se entrar alguém me explique o que vem fazer??? Quando esteve no Benfica, promovido por Luis Filipe Vieira, acabou dispensado. Chega agora para quê? E Rui Costa? Qual é o "papel" dele? E Octávio Machado? Sempre se confirma a entrada...?

Estou mais preocupado com o que se está a passar na SAD do que na equipa de futebol... vamos ver, para já vou esperar que "assente a poeira" para depois perceber o que se passará e aí emitir a minha opinião, sendo que o meu desejo já todos sabem qual é: Não recorreria, a quase um ano de eleições, a pessoas externas para a SAD. Rui Costa lideraria o futebol em toda a sua dimensão, sendo que o que considero ideal seria ter Vieira a Presidente, Rui Costa Administrador da SAD e líder de todo o futebol (profissional e formação) e José Veiga Director Geral do futebol profissional, a reportar a Rui Costa.

PS- Muito importante o critério e o timming dos empréstimos de Roderick, Ruben Pinto, Lass Camará e Yartey EM PORTUGAL, tal como Leo Kanu, Fábio Faria, Melgarejo e Uche pelo menos NA EUROPA.

PS 2 - Na novela Coentrão, partilho da dúvida do SouBenfica no tópico «Crazy about Coentrão»?. Porque raio não damos oportunidades aos demais interessados e estamos a fechar a negociação ao Real Madrid?

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف