Os Benfiquistas NÃO QUEREM Joaquim Oliveira

مواضيع مفضلة

السبت، 9 أبريل 2011

Os Benfiquistas NÃO QUEREM Joaquim Oliveira

Exmo. Sr. Presidente do Sport Lisboa e Benfica,

Para que fique claro na sua cabeça e na sua presidência, o Sport Lisboa e Benfica é dos sócios do Sport Lisboa e Benfica, não é dos accionistas da Sport Lisboa e Benfica SAD. Recorda-se?



Caso se dê ao trabalho de, por curiosidade, ler o blog GeraçãoBenfica para ler as insignificantes opiniões dos benfiquistas que aqui escrevem no blog e nos comentários, ou então caso alguma vez já tenham feito conversa consigo, saberá o Sr. Presidente que há efectivas diferenças que nos separam na forma como conduz os destinos do SLBenfica, que não sei se é o seu clube de sempre e para sempre, mas pelo menos é o nosso.

Não se se teve oportunidade de começar a assistir aos jogos na velha e saudosa Catedral com quatro ou cinco anos, de assistir a sessões contínuas de devoção e benfiquismo aos Domingos, com jogos de Hoquei, Basquete e Futebol numa mesma tarde. Não sei se deu os primeiros passos no desporto no SLBenfica e sentiu o orgulho de ter o símbolo ao peito e o defender. Não sei se fazia birras de choro com o seu Pai para poder ir a tudo o que tivesse a ver com o Benfica, até assembleias gerais. Enfim... mas não estou aqui para julgar o seu benfiquismo, porque não me considero ninguém para tal.

Também não vou aqui fazer apologia do que penso serem os defeitos e virtudes das suas Presidências desde 2003 e das magistraturas de influência desde meados de 2000, mais ou menos quando terminou (?) a sua relação e amizade com as gentes que aos benfiquistas despertam sentimentos de desprezo e, para alguns, até ódio. Não vou fazer essa apologia até porque já o fiz tantas vezes que quem quiser vá procurar no arquivo do blog.

No rescaldo do anúncio, pelo nosso maior rival dos tempos modernos, da renovação e extensão do contrato dos direitos televisivos, queria apenas deixar-lhe uma mensagem clara e algumas sugestões.

A mensagem é simples: Os benfiquistas estão-se nas tintas para a sua amizade, gratidão ou interesses pessoais ou profissionais com Joaquim Oliveira e o seu império empresarial. Os Benfiquistas NÃO QUEREM Joaquim Oliveira ou empresas por si detidas com qualquer ligação ao SLBenfica.

Nos seus discursos há constante promoção à "obra feita", e neste caso a palavra certa é mesmo obra, porque a sua presidência fica efectivamente marcada por obras de betão e não pelos tão desejados títulos de campeão que fizeram a história do SLBenfica.

Recordo-lhe que há cerca de 10 anos atrás quando chegou ao SLBenfica, o FCPorto tinha "apenas" 19 títulos de campeão contra 30 que o SLBenfica tinha na altura. O SportingCP tinha então 17 títulos, ou seja, juntos os nossos rivais tinham apenas mais 5 títulos que o SLBenfica.

Hoje em dia, o FCPorto tem apenas menos 7 títulos que o SLBenfica. É bom que o Sr. Presidente saiba que não nos chamam "Glorioso" por acaso, mas sim pela dimensão e número de vitórias/glórias.

Obviamente que seria tremendamente injusto culpar o Sr. Presidente pela hegemonia do FCPorto, essa tarefa guardo-a para Manuel Damásio. A si, que se orgulha de anunciar constantemente que encontrou o SLBenfica falido e perto de fechar (pura demagogia!), estava-lhe atribuída a tarefa de corrigir a trajectória e romper com qualquer factor de fortalecimento de um Sistema Corrupto que gere o futebol nacional. FALHOU INTEGRALMENTE!

Não vou recordar aqui um sem número de episódios onde tentou movimentar-se à imagem do seu ex-amigo Pinto da Costa e foi sempre "esmagado" pela experiência deste. Escolheu o caminho errado: Quando devia demarcar-se e minar o terreno do adversário, escolheu usar as mesmas técnicas, sabendo que não tem a estrutura, a capacidade ou sequer o Clube para tal.

Mas se quer realmente deixar feita umas das mais importantes "obras" do SLBenfica depois dos títulos, não falemos de erros, nem do passado, mas sim da oportunidade que se avizinha - ou pelo menos espero escrever estas linhas ainda a tempo de não se cometer mais um erro. Não lhe escondo que temo que o acordo do SLBenfica com o a Olivedesportos esteja feito há algum tempo e por valores abaixo das expectativas que os benfiquistas têm (mais de 30M€).

Ainda assim, vou ignorar por completo essa minha suspeita individual e colocar toda a minha confiança no Presidente eleito por maioria expressiva nas últimas eleições. Foi também por essa ocasião que o Luis Filipe Vieira disse que os sócios seriam um dia chamados a pronunciar-se sobre a questão dos direitos televisivos, algo que infelizmente nunca aconteceu.

No início desta temporada desportiva, este assunto foi "forçado" por alguns sócios, quando começaram a recolher assinaturas para a realização de uma AG sobre este assunto... um deles tem hoje em dia um programa na BenficaTV.

Posto isto, é hora de mostrar aos benfiquistas que os interesses do SLBenfica estão acima dos seus próprios interesses e amizade.

A gratidão que diz que temos que ter por Joaquim Oliveira não existe! O contrato que Joaquim Oliveira tem é toda a gratidão que podemos dar-lhe, são muitos milhões de euros que recebe da revenda dos direitos televisivos, contrastando com a parca verba que recebemos em troca.

Se o "Benfica é nosso" como diz o video acima, não há qualquer motivo para contrariar a vontade dos benfiquistas. Os benfiquistas não querem Joaquim Oliveira, um dos bastiões do Sistema, a ser financiado por contratos com o SLBenfica.

A minha sugestão, Sr. Presidente do Sport Lisboa e Benfica é:
- Realizar uma AG do Clube com ordem única de trabalhos: Discutir os Direitos Televisivos
- Caso seja essa a vontade dos sócios e caso sejam votadas alternativas viáveis e sustentáveis, assumir a ruptura de qualquer preferência para com Joaquim Oliveira e a Olivedesportos
- Retirar as componentes multimédia do contrato (site, linha do sócio, etc) seja com que parceiro for, dado que o SLBenfica deve ter autonomia total nessa vertente.
- Iniciar imediatas negociações para aquisição da posição accionista de Joaquim Oliveira na SAD e Benfica Multimédia
- Realizar um roadshow internacional nos principais "players" da Europa e potenciais interessados na aquisição dos direitos televisivos do SLBenfica.
- Realizar um concurso publico internacional e que ganhe a proposta mais alta, integrando os diferidos na BenficaTV, inovação na utilização dos conteúdos, etc.

Se no final de tudo isto, for Joaquim Oliveira a apresentar a melhor proposta, nesse caso ficará provado que além de ser um dos bastiões do Sistema, esta parceria é igualmente a melhor solução para defender os interesses do SLBenfica, mas jamais o será nos moldes de monopólio e influencia que tem hoje, ao ponto de até accionista ser.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف