Não me conformo, e não estou a falar da derrota de ontem! Não me conformo em ver que o Sistema continua vivo e de boa saúde a agir de forma cada vez mais descarada e o Presidente do SLBenfica continua a contentar-se com vitórias de cinco em cinco anos.
Ainda hoje li esta frase: "Se o Porto tivesse perdido o campeonato da forma como o Benfica o perdeu, Pinto da Costa fazia uma revolução..... e Vieira?"
Ainda hoje li esta frase: "Se o Porto tivesse perdido o campeonato da forma como o Benfica o perdeu, Pinto da Costa fazia uma revolução..... e Vieira?"
Penso que todos os Benfiquistas entendem e até os adversários o compreendem, que o SLBenfica tem condições a todos os níveis para ganhar em Portugal com frequência. Num futebol justo e honesto, em Portugal o SLBenfica ganharia 3 em 5 campeonatos, o FCPorto dois em 5 e o SportingCP aparecia ciclicamente a dar luta ou mesmo a disputar os títulos.
Ao cabo de todos estes anos, já todos percebemos que não é apenas com bons treinadores e jogadores que isso vai ser possível. Para um futebol mais justo é preciso impor a vergonha no futebol nacional, no dirigismo e nas instituições que regem o futebol nacional... A vergonha de roubar.
Para isso é preciso que o futebol nacional, especialmente entre as duas instituições mais mediáticas do país (o SportingCP e o SLBenfica) deixem de ser feiras de vaidades e oportunidades de directa ou indirectamente determinados novos-ricos ganharam protagonismo e com isso proveitos individuais ou protecção a entidades ou pessoas.
Em tempo de eleições no SportingCP, o meu desejo é para um Clube cada vez mais forte, com vontade e desejo de estar nos centros de decisão do futebol nacional, com voz activa, juntamente com o SLBenfica. Não ao lado do SLBenfica porque somos, seremos e queremos ser sempre rivais, mas sim não se contentarem em aceitar o que aprouver aos interesses do FCPorto ou deste futebol virado a norte.
Desejo, como adepto do futebol, que caiam dirigentes como Dias da Cunha ou Godinho Lopes e apareça "sangue novo" como Bruno Carvalho que, sinceramente, também tenho gostado bastante da atitude guerreira.
Do lado do SLBenfica, "burro velho não aprende línguas" mas infelizmente também ninguém mostra disponibilidade ou interesse em aparecer a desafiar o actual enquadramento. Por isso, o meu desejo é que esta temporada, que deveria ter sido de "machadada final" no Sistema com a conquista do Bi-campeonato, sirva de lição ao um Presidente ainda muito virado para o protagonismo e o interesse pessoal, não hesitando em passar por cima de tudo e todos em defesa desses interesses.
É fundamental que o SLBenfica em primeiro lugar seja uma organização estável e pouco dada a sedes de protagonismo, com funções bem definidas e segregadas, sem que tenha que ser um mundo centrado numa pessoa, mas sim que tudo seja fruto de um trabalho de equipa com os melhores a tomarem parte do que sabem fazer bem.
Depois disto, que o SLBenfica tome parte das instituições que gerem o futebol nacional. Não é andar a fazer alarido de ter um candidato que é benfiquista, mas sim apresentar soluções, projectos e alternativas de pessoas para cargos de relevo, realizar acordos com o SportingCP para ambos colocarem essas pessoas nos cargos e com isso "bloquearem" interesses ilícitos.
E não devemos nem podemos ficar pelo futebol nacional, é preciso movimentarmo-nos ao mais alto nível do futebol europeu, posicionando e promovendo pessoas competentes para cargos na UEFA e na FIFA, como o FCPorto tem com vários nomes em cargos desses que lhes garantem o controlo dos regulamentos, acesso às decisões e, acima de tudo, capacidade INFLUENCIAR.
Será que queremos mesmo continuar contentes com discursos de que existe um Sistema, que eles são desonestos mas nós não vamos nisso, que somos 6 milhões, que construímos um Estádio, um Centro de Estágio e temos um canal de televisão, que fomos pioneiros nisto e naquilo, etc. etc. etc. e depois apenas ganhamos campeonatos "a ferros" de cinco em cinco anos e sujeitamo-nos a seremos gozados e espoliados como frequentemente acontece?
إرسال تعليق