Presidente quer mais exigência? Também eu...

مواضيع مفضلة

الخميس، 9 ديسمبر 2010

Presidente quer mais exigência? Também eu...

"Vieira esteve reunido com o técnico Jorge Jesus, a quem pediu "mais exigência" por parte dos jogadores. O presidente encarnado considera que os atletas "têm de sentir mais a camisola do clube". O presidente, que na terça-feira não assistiu ao jogo na Luz, voltou a mostrar total confiança no treinador encarnado, mesmo depois dos muitos assobios que se ouviram e lenços brancos que se viram no estádio.
(...)
Luís Filipe Vieira esteve ontem na apresentação do livro ‘Aprender a Jogar Futebol – Um Caminho Para o Sucesso’, de Rodrigo Magalhães e Luís Nascimento, com o prefácio de Rui Costa, director desportivo. À chegada ao Seixal, o presidente das águias revelou-se tranquilo, mas não quis falar aos jornalistas que se encontravam à porta do centro de estágio."
Em momentos de grande importância para o Clube - ops! para a SAD que não tem vantagem nenhuma - o Presidente continua a ausentar-se para as suas viagens ao Brasil e Angola para tratar da sua vida pessoal.

Obviamente que o homem tem direito à sua vida pessoal, mas se esta tem impacto negativo na vida do SLBenfica, então tem que admitir que ou é a pessoa errada no lugar errado... ou tem que passar a dedicar-se apenas ao SLBenfica - já o afirmei antes: admito um Presidente remunerado, dedicado em exclusivo... mas que possa ser responsabilizado directamente pelos resultados desportivos obtidos.

Fala-se tanto no universo empresarial e nas receitas do SLBenfica... já viram alguma empresa dessa dimensão ter um gestor em "part time"?

Quando chegou, pediu mais exigência aos jogadores - os tais que lhe exigem a ele que compreenda o que é um jogador de futebol, como funciona, quais as suas motivações... e já agora que lhes paguem o que lhes prometem.

É fácil pedir responsabilidades aos outros e baldar-se em momentos que é preciso dar a cara! Difícil é estar cá e assumir ele as responsabilidades quando as coisas correm mal ao invés de, nessa altura, recordar o Rui Costa que AFINAL ele é que é o Responsável pelo Futebol.

Da parte dele, aos sócios... nem uma palavra! E fala-se assim de exigência...?

Eu era para o por o link do Blog ChamaGloriosa, mas apesar da extensão do BRUTALMENTE FANTÁSTICO texto do PapoilaCalmante, decidi colocá-lo aqui na íntegra. Leiam, com calma:

"O "efeito Jesus"
Diz quem sabe, ou melhor eu ouvi dizer que, as segundas épocas do Jorge Jesus nos clubes por onde passou são sempre péssimas. Se for assim, o que se vai vendo está explicado.
Mas se assim é, o ano passado foi diametralmente oposto, e, razão para isso ter acontecido foi uma causa já determinada: o "efeito Jesus".

Foi sem dúvida com o peito feito e com aquele ar mariola de puto de rua, que se apresentou e desenvolveu Jorge Jesus no Benfica um trabalho que culminou com a vitória no nosso Campeonato (desculpem lá mas embirro com a palavra Liga!). Foi uma época de bom futebol mas que foi ombro a ombro com o Braga até ao fim. Somada que foi a expressiva vitória na Taça da Liga, má taça de Portugal ... e uma "Euroliga" que se finou com um jogo em Anfield em que o nosso timoneiro, se trocou todo - dizia ele que tinha de ser-, caso contrário se teria perdido o campeonato.

E eu não duvido.

Rentabilizou jogadores, contratou outros menos bons, mas no meio de tudo aquilo que se passou, houve a invariável colagem de Vieira ao sucesso, apagando Rui Costa, ou sacudindo-o para planos secundários, num desdém típico desta personagem assim ao jeito «nabo, foste buscar o Quique, eu é que sei disto!» registando a patente do resgate do JJ à torre das Antas.

Bom e isto pegou, a tribo Benfiquista impressionada pelo rolo compressor, pelo "all in financeiro" ... "acraditou".

O Vieira tinha dito que este era o mandato para a estabilidade financeira, e acima de tudo para as vitórias no campo desportivo. Vencido o campeonato, a tribo Benfiquista a confiar no trabalhinho de casa bem feito em relação à época seguinte - porque efectivamente eles diziam que estava tudo a ser pensado!-, objectivos enormes até além fronteiras, e entrámos numa pré-época que nos fez gelar o sangue nas veias.
Um homem andou a reinar com o Villas Boas, e o puto pá, espeta com um monumental banho de bola na final da supertaça.

E pronto, o capital de confiança foi-se precoce.

Ainda se falou que tinha sido por causa do mundial, os substitutos dos que se foram, não chegaram, pese embora o empenho que Luís Vieira colocou no resgate do soldado Wesley no Brasil e o Rui Costa com o «xau» dado pelo Hleb, dois falhanços muito ao jeito do que nos habituaram.

E foi assim, a tribo Benfiquista andava com o coração nas mãos por causa do Roberto, quando o campeonato começou e pum, pum, pum ... azares atrás de azares, e lá voltou o discurso poético do nosso Colaço & Guerra sobre os apitos dourados e afins.
A coisa até pegou porque o Porto tinha ganho com uns jeitinhos, a malta tinha sido gamada nuns penaltys, mas verdade seja dita, assim que apareceu o Nazaré a ler o comunicado do «boicote», que deu para ver que o amadorismo tinha voltado novamente ao Benfica. Voltado se calhar não é a forma mais correcta de dizer, o tal "efeito Jesus", é que nos fez esquecer a incompetência de Luís Vieira e Rui Costa à frente do futebol profissional do Benfica.

Tinha sido de tal forma o rolo compressor a época passada, que a tribo Benfiquista até se esqueceu desta dupla maravilha: O mentor e o aprendiz de Presidente.

E retomando o fio à meada, comunicado ... boicote e Champions a correr mesmo mal, o Estádio da Luz a meio gás... jogo no Dragão, a tribo com a adrenalina a 200% e pum, pum, pum, pum (deixa cá contar...bem me parecia) pum!
Levámos com 5 batatas dos andrades que foi épico.

Aliás, mais um feito com a chancela do Luís "90%" Vieira... nada que uma boa moamba com os amigos em Luanda não ajudasse a esquecer!

Eu fiquei em estado comatoso, aliás terei sido eu e uma boa parte da tribo porque até ficámos com o orgulho a hibernar que ainda hoje não sei se saio, ou se volto a fazer como os ursos.

Mas não, mas qual ursos, qual carapuça.

Os ursos foram aqueles que ficaram na BTV a falar de apitos, o resto do pessoal até encaixou bem, e lá partimos nós para a Champions, apoiados naquela memorável época do Koeman em que o all in na Champions até foi épica.

Mas isto falhou!

Epá o Jesus já não deve ter mão naquilo, fez umas borradas aqui outras ali, o Luís Vieira convidou os «opinadores e canetas de aluguer» para irem pregar para a Terra Santa, meteu-os todos no Airbus um dia antes do previsto, visita guiada a Jerusalém com direito a muro das lamentações e tudo, e os Hapoelenses espetam-nos com mais 3 batatas…

Foi do caraças, um gajo começou logo a ver mal o filme.

Estava a ser demais, como a vida do Rui está num virote, o nosso Luís arregaçou as mangas, e lá foi o nosso negociador buscar o que era para ter vindo mas não veio, para o lugar do Ramires em Agosto. Elias, internacional Brasileiro, bom ... 3ª, 4ª, 5ª feira de intensas negociações, para tudo acabar na 6ª feira com o enviado do amigo Cerezo a chegar a S. Paulo e dar um bigode no nosso emérito Presidente. É mais do mesmo!

Safou isto tudo do Elias, os gajos da Tertúlia que refinaram a arte de bajulação a um nível estratosférico , mas graças a Deus que há quem tenha aberto a pestana, e tenha batido com a porta, abençoado sejas Pedro que decidiste ir para as bancadas apoiar, mas não deve ter sido fácil ilustre Benfiquista(deves ter ficado regelado), quando te viste numa triste noite em que saímos da Champions, sem orgulho, sem mérito e com muitos aplaudir o efeito Lacazette.

E lá apareceu o amigo Rui, com aquele discurso profiláctico, que até é normal, pelo que a equipa não quis jogar, pelos menos de 20.000 benfiquistas que foram ao estádio e sentiram-se abafados por uns 4.000 bárbaros ... e porque convém dar a cara de vez em quando, aparece a moralizar cabisbaixo o perspectivar de quatro frentes boliçosas para vencer.

Resumindo, o "Efeito Jesus" não tem resultado nesta 2ª época, o negociador continua com as mesmas capacidades, o apresentador vê-se na contingência de não ter ninguém para apresentar craques a sério.

Se isto tudo voltou à normalidade, bom será que caso pensem como é hábito correr com o Jorge Jesus, que arranjem outro que pelo menos faça boas primeiras épocas.

Este tipo de gestão, assim querem, 90% daqueles que aplaudem a mediocridade no Sport Lisboa e Benfica.

Vamos lá levar isto com seriedade, a vossa figurinha esta época tem sido triste e pobre, não me afectaria muito se não se tivesse a passar no Benfica, mas afecta-me a perda de património, afecta-me 400 milhões de passivo e receio profundamente o futuro do Benfica, visto estar nas mãos de quem está, e do mesmo já ter estoirado com um Alverca.
Passaram-se 10 anos mas ainda me lembro!

Abraço do Papoila Calmante"

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف