Pior que Palermo, é o anti-benfiquismo no seu melhor

مواضيع مفضلة

الجمعة، 3 ديسمبر 2010

Pior que Palermo, é o anti-benfiquismo no seu melhor


Sendo este um espaço de opinião, e não considerando a minha minimamente infalível, aqui estou para confessar por exemplo que há 10 anos atrás, fiz parte dos que atribuíram a Vale e Azevedo o seu voto em detrimento de Vilarinho. Felizmente que me enganei, e que os Benfiquistas não deixaram que o meu voto valesse uma eleição.

Votei em Vale e Azevedo porque não sabia ainda que andava a roubar o clube, votei nele porque sentia que ao fim de muitos anos o Benfica tinha finalmente à frente dos seus destinos um líder natural, alguém com voz, presença e autoridade, capaz de desenvolver à sua volta uma estrutura em que a mensagem fosse clara desde o topo até ao nível mais baixo da pirâmide. Acho que isso é algo que falta ao Benfica há muito tempo: uma liderança bem definida, natural, 'as vezes o sentir-se apenas que ninguem manda mais que o Presidente.

Não quero com isto dizer que pelo Benfica que a minha idade permitiu conhecer, não tenham passado grandes presidentes e grandes Benfiquistas, que muito deram da sua vida pessoal e até patrimonial para servir o Benfica. Lembro-me por exemplo de Jorge de Brito, um homem com H muito grande a quem muito o Benfica deve, mas que não foi, como todos os outros do meu tempo não foram, grandes lideres. Falo de João Santos, de Manuel Damásio, de Jorge de Brito, de Vilarinho...e agora...de Luís Felipe Vieira, a quem, apesar do extraordinário trabalho que na minha opinião tem feito em muitas áreas do clube, não reconheço o perfil de um presidente autoritário, um homem com o dom da palavra, manhoso quando tem de ser, atroz e letal, com a capacidade de através do discurso e das acções aglutinar multidões e vontades, e estabelecer uma linha clara, independente, sem contradições e com poucos erros, que dê ao Benfica uma posição de força.

Infelizmente, apesar de todas as coisas boas que lhe reconheço, para desgosto meu, o que passa é uma imagem de fragilidade, se não sempre, pelo menos muitas vezes. O que, repito, não é um problema só dele, este tem sido o problema dos últimos presidentes do Benfica, à excepção de Vale e Azevedo, que tinha outros problemas, seguramente bem mais graves.

Agora, aquilo que serei sempre, apesar dos seus defeitos, é um Pró-Vieira enquanto este for o meu presidente. Serei um Pró-Vieira capaz de lhe apontar tanto aquilo que de mau faz como aquilo que de muitíssimo bom tem feito. Serei sempre um Pró-Vieira porque felizmente a minha memória não é curta.

E finalmente, serei sempre um Pró-Vieira enquanto continuar a ler neste e noutros espaços, acusações de cariz criminal, que envolvem insinuações de ligações do presidente a negócios em Angola, ligações à construção civil de Madrid, negócios escuros com desvios de fundos que acabam no bolso de alguns como foi sugerido no negocio Roberto... Estas acusações escritas por benfiquistas, se escritas em jornais desportivos, os tais jornais desportivos que recomendam(os) que não se leiam porque os blogs é que defendem o Benfica, essas acusações, se assinadas, escritas e não provadas, davam direito a cadeia ou trabalho comunitário.

Pode ser que, no fim, até tenham razão, e que um dia eu tenha de me desenganar outra vez como o fiz um dia em relação a Vale e Azevedo. Mas então, se 'e para me desenganar desenganem-me ja, nao me deixem esperar. Se sabem, que o provem, isso é que é de homem. Porque isto de vir para aqui escrever anonimamente e levantar acusações tão graves como as que tenho lido contra o representante máximo do nosso clube, o "Eu 'e que sei", e o "Eu sei que tu sabes que eu sei", e deixar tudo no ar e sem nada provar, é reles, é pior que Palermo, é o anti-benfiquismo no seu melhor.

E enquanto não o fizerem, meus amigos, enquanto continuarem a dizer que sabem porque ouviram dizer, a insinuar, levantar suspeitas e a nada provarem armados em jornalistas do 24 Horas, vou manter a imagem de LFV que sempre tive: a imagem de uma pessoa séria, com virtudes e com defeitos, a quem, apesar das coisas boas e más que tem feito, tem servido o Benfica da melhor forma que sabe, legitimado por votações de 90.47% +95.6% +91.74% dos Benfiquistas.

Vou repetir: legitimado por votações de 90.47% +95.6% +91.74% dos Benfiquistas, para aqueles que, sendo a excepção, querem dar deste grandioso clube a imagem de uma nação dividida.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف