Pode um adepto fazer oposição à Direcção do seu clube?

مواضيع مفضلة

السبت، 20 نوفمبر 2010

Pode um adepto fazer oposição à Direcção do seu clube?

Poder, pode! Mas é natural e aceitável face ao condicionalismo da paixão por um símbolo, representado no mais íntimo de cada um e tendo em conta que os nossos adversários se tornaram nossos inimigos e recorrem a tudo para nos derrotar? Não estaremos a dar-lhes a mão ao atacarmos os dirigentes do nosso clube? Será que quando os dirigentes mudarem e nós gostarmos deles, vamos aceitar que os que não gostem, lhes façam oposição?

A democracia nos clubes não tem uma Assembleia (permanente) com a representação de todas as correntes de pensamento. Tem uma direcção eleita pelos seus associados e permite que estes possam, pelos estatutos, requerer a realização de Assembleias-gerais, para nelas discutirem todas as questões e esclarecerem  as dúvidas. A maior figura do Benfica é o Presidente da Assembleia-geral, tem poderes para destituir a Direcção e, ainda é, o clube   que manda na SAD.

Claro que todos nós, sócios ou não, discutimos o nosso clube, opinamos sobre tudo e mais alguma coisa e temos esse direito. Quando, como acontece cada vez mais, temos ao dispor um meio comunicacional  como a Internet, que tem grande poder de influência junto de muita gente, poderemos e devemos, acima de tudo, usar isso em prol do nosso clube. Estou convicto que todos os que usam os blogs para dar a sua opinião, fazem-no convencidos que estão a lutar por um Benfica melhor. 

O que me faz confusão é a bipolaridade que se instalou entre a maior parte de nós. A mim, facilmente me apelidam de pró Vieira, e revejo-me no papel que me atribuem. O esquisito é que sou e sempre fui um simples benfiquista. Vejo coisas bem feitas por LFV e outras mal feitas, sempre convencido que essa  minha percepção, não é - como alguém referiu num comentário - a de alguém que está no bolso de LFV e acompanha todas as suas decisões, conhecendo os factores que as determinam. Assim, mesmo quando acho que está bem ou está mal, registo que é apenas a minha opinião e fundamentada no entendimento que tenho do mundo onde me insiro.
  
É por isso que valorizo imenso a discussão e o contraditório. O que acontece é que muitas vezes, ao ler o que muitos escrevem, sinto que por trás da ideia expendida está um princípio redutor. Pura e simplesmente há o convencimento que LFV e a Direcção fazem tudo errado e, pior que isso, no caso dele, está sempre subentendido e muitas vezes, mesmo explicitamente, que está no Benfica para apenas tratar da sua  "vidinha". Podem muitos dos que escrevem ter fundamentos para essa ideia, mas não deviam limitar-se a divulgá-la sem  procurarem ver outras razões, mas fazendo-o, têm do sustentar! Não deviam fechar-se no convencimento da sua razão. Pode questionar-se as decisões do clube sem ter um fio condutor que nos leva sempre ao mesmo…

É esta forma de sentir as coisas que faz de mim um "pró Vieira". Mesmo que queira criticar algo sinto-me impedido de o fazer abertamente, por sentir que estou a contribuir para a "oposição" ao Benfica. Vejo ataques sem qualquer fundamento e se os rebato, tenho de o fazer pelo outro lado - o fio condutor que leva os críticos a acusarem-me de seguidista - e pronto instala-se a bipolaridade!

Como benfiquista, queria ver todas as personagens poderosas do futebol em Portugal excluídas de qualquer contacto com o meu clube. Gostava de os ver longe e vergados à sua podridão. Nesta questão sinto e penso como todos os críticos. Será difícil perceber, então, porque aceito determinados tipos de apoios e de negócios com essa gente? Sou também racional e procuro analisar, face ao contexto do futebol em Portugal, o porquê dessas atitudes!

Não fiquei contente com o apoio a Fernando Gomes. A primeira questão que coloquei foi se LFV era tão ingénuo para acreditar que FG seria alguém isento e que estava mesmo zangado com o corrupto. Não, era impossível tal coisa. Como não coloco a possibilidade (por questões de princípio) que servia apenas os seus interesses pessoais (isso seria aceitar que o Benfica vive numa ditadura e todos os que lá estão são joguetes, com o devido proveito, nas mãos de um ditador), achei que talvez tenha sido a melhor atitude a tomar. O apoio dado teve compromissos da parte de FG, um deve ter sido a continuidade de Vitor Pereira, pessoa que considero honesta e que tem feito um bom trabalho face a tantos condicionalismo. O homem não escolhe os árbitros que tem para dirigir nem dá notas. E não tem culpa pela "roubalheira" do início de época. Tenho para mim que FG era sempre eleito, e seria-o com, ou sem, o apoio do Benfica. Era importante para ele (FG) ter esse apoio, mas também o Benfica com isso, poderá ter conseguido o que não conseguiria se se tivesse posto totalmente de fora. Foi a melhor solução? Talvez…, não tenho a certeza!

As relações com Joaquim Oliveira são algo que, em certa medida até me enojam, pois sei bem de onde veio tal personagem. Ouvi falar dele e do irmão quando o que tinham, por garantido, era a herança de um restaurante em Penafiel que fazia umas iscas... Em poucos anos e neste país de corruptos, subiu até patamares que lhe permitem ter um grande monopólio na imprensa e relações privilegiadas com os políticos... Devo, por isso, considerar que as relações de LFV e do meu clube, com tal figura, pura e simplesmente não deveriam existir? De todo! Acho que os interesses do Benfica têm de ser salvaguardados e quem tem a responsabilidade de zelar por eles, saberá qual o melhor caminho a seguir. Incomoda-me ver os sorrisos entre o presidente do meu clube e tal sujeito, mas isso não pode nem deve condicionar-me e ver de imediato que LFV não está a fazer o melhor pelo Benfica. Eu espero exactamente o contrário. Sabendo no país onde vivo, não sei como poderia o Benfica viver sem ter relações com tanta gente que simplesmente não me merece confiança...

Qualquer benfiquista sabe que a época não foi devidamente preparada. Existiram coisas que falharam e os responsáveis do clube serão os primeiros a reconhecê-lo. Não é difícil compreende-lo, os resultados e as exibições falam por si. É óbvio que não nos virão dizer que falhou por isto ou por aquilo pois isso seria desunir todo o Benfica. Mesmo assim, vamos lendo que LFV quer arranjar um bode expiatório, que culpa JJ e mais isto e mais aquilo. Aponta-se erros e mais erros e com isso justifica-se a "sentença" de que LFV não serve para o Benfica...

Saíram dois jogadores que facilmente se compreende. DiMaria que, ao que parece, o Real Madrid vai mesmo pagar os 5+6 milhões, pois é titularíssimo e Ramires. Aqui, poderá haver alguma surpresa e tenho para mim que não fosse o Mundial e ainda cá estava. Gastou-se muito dinheiro e ainda não se viu um reforço como vimos no ano passado. Culpar exclusivamente LFV por todos os erros é uma fuga para a frente. JJ tem também muita responsabilidade e na mesma proporcionalidade que teve nos êxitos da época transacta. Não acredito que LFV decida tudo sozinho. Um clube como o Benfica tem de ter muita gente a trabalhar na observação de jogadores e muitos relatórios sobre potenciais reforços. Fala-se de possíveis aquisições para Janeiro e o Benfica desmentiu-o, mas é muito possível que surja alguma. Imaginemos que aparece uma hipótese tipo Ramires, vou ser contra porque faz do meu clube um entreposto de jogadores ou vou ser a favor porque é uma oportunidade de um bom negócio em tempo de vacas tão magras? Vou censurar o meu clube por dizer que não está a negociar ninguém e depois aparecer alguém contratado ,porque isso é mentir aos sócios? Vivemos no mundo da informação e, infelizmente, temos de aceitar certos expedientes. Se queremos um Benfica romântico, só voltando para trás ou mudando de planeta! 

Ser acusado de vieirista por defender, tentando sustentar as ideias, certas atitudes e direcções que o Benfica toma, cansa-me e limita-me, pois vejo ser deduzido da minha realidade, apenas o facto de estar a defender uma pessoa, quando o que pretendo é defender o Benfica! Claro que me dirá, quem critica, que faz e vê acontecer-lhe o mesmo! A grande diferença está na consideração pela pessoa que é o Presidente do SLB. Quase sempre a critica está “enfeitada” com o fato que veste a LFV, o da vaidade e do nosso clube ser apenas um meio para atingir um fim pessoal, que visa dinamizar os seus negócios e ganhar umas comissões com transferências. Eu vejo em Luís Filipe Vieira, apenas o presidente do Benfica e, até prova em contrário, um homem honesto. Quem tiver provas do contrário ou dúvidas e queira esclarecer isso, pode contar com a minha assinatura para as tais 10 mil, necessárias, para a convocação de uma Assembleia-geral.
 
E pronto, queria apenas defender o Benfica, mas cabo por concluir que sou um pró Vieira. Ou melhor, que dou todas as possibilidades para me acusarem disso. Que hei-de fazer para dizer que sou apenas e só, um benfiquista!!!

PS: Está muito extenso mas não conseguia sintetizar melhor o que queria dizer para poder prosseguir...

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف