A conversa vai interessante, contudo este espaço há muito que deixou de dar voz apenas ao GB, mas também não passou a dar apenas ao GB e... a RedMoon. Posto isto, entendo que não vale a pena passarmos agora a vida em interpelações. A discussão é interessante e é algo que acho muito produtivo para este espaço, contudo não se pode arrastar nem tornar-se estéril.
O RedMoon parece não querer entender que o GB não quer convencer ninguém de nada! O GB desde Maio de 2008 tem partilhado as suas opiniões e visões sobre o SLBenfica e o futebol português, sempre com o cuidado de não manifestar preocupações ou tomar posições respondendo "Sim... mas só não sei como!". Há muitos anos que o percebi, infelizmente, que o futebol (português) vai muito para além do romantismo e da paixão que nos une ao Sport Lisboa e Benfica e nos faz olhar para o Presidente, o Director, o Funcionário e o Jogador como alguém invejado... ao fim ao cabo trabalha no nosso Clube.
A vida permitiu-me conhecer dirigentes, treinadores, jogadores, olheiros... muita gente que, mais do que fazer parte do SLBenfica faz parte do edifício do futebol nacional. Foram muitas as vezes que ouvi dizer que o fulano A ou B iam "desaparecer" do futebol porque tinham o empresário errado ou porque tinham ousado desafiar quem não deviam.
Se para alguns só há o preto e o branco, a minha sugestão é que ou cresçam mais um bocadinho se forem muito novos e inexperientes, ou estejam mais atentos ao futebol e ao SLBenfica. É por isso que o RedMoon não consegue entender que eu não o vou nunca desmentir, vou limitar-me a discordar. Vou, sempre que se justifique, limitar-me a apresentar a minha opinião e a forma como eu faria as coisas se tivesse que decidir como tem que decidir o Presidente. E porque me refiro ao Presidente... porque o próprio se assume como o líder, o responsável e "mastermind" do actual SLBenfica, sendo assim tem que assumir também as partes menos boas, Presidente.
Voltando ao tema da formação, eu não posso tentar explicar ao RedMoon o tema da formação sem que se entenda o significado da palavra "formação", é ir ao dicionário e ler: Preparar, Fundar, Dar ensinamentos, enfim...
Se olhamos para a formação como mercadorias ou factores de exploração, demitindo o Clube da responsabilidade de FORMAR, ou seja, de explorar e potenciar as capacidades dos jogadores das suas equipas... nunca o conceito de formação vai ser entendido. Se para quem olha para a formação anda a procura de Ronaldinhos, Cristianos, Quaresmas, etc... desenganem-se! Esses não nascem debaixo das pedras, nem são esses as únicas vias para sustentar depois que se continuem a investir milhões em jogadores de qualidade duvidosa, escondidos depois pelos Cristianos Ronaldos.
A formação pressupõe um trabalho de elevada amplitude, que vai desde a formação de treinadores, de modelos de jogo, de metodologias de treino, de incorporação no futebol sénior, de um modelo de transição de etapas, enfim... não precisamos ir muito longe, vamos só até Barcelona para perceber porque forma tanto e tão bem não só para eles, como para muitos clubes em Espanha e no Mundo. E não me venham com as tretas de serem grandes... Ninguém inventa a roda na formação de atletas, seja em que modalidade for.
Posto isto, se é fácil esconder os muitos milhões GASTOS (não investidos) em camiões de jogadores brasileiros e outros que tais, mas se é capaz de saltar a terreiro para defender que os jovens da formação não tem qualidade para merecer investimento, treino, acompanhamento e inserção no modelo de formação sustentado... nesse caso palavras para quê?
Eu se não percebesse pêvas de formação, como leio em alguns comentários e textos escritos a este propósito, escolhia nem que fosse ir pela análise financeira... e essa é irrefutável, aquilo para que serviram esses flops todos (a grande maioria identificada ainda antes de chegarem) teriam sido "supridos" como jogadores da formação.
Assim sendo, encerro aqui o tema da formação, pois não se trata de um "guerra" de nomes, do "diz lá quem é bom", quando 90% dos benfiquistas nunca viram um jogo dos juniores e falam deles pelo que lêem na internet. A formação é um tema bem mais complexo e, quando bem aproveitado, acaba com muito do que faz o futebol ser interessante para alguns "lordes" e talvez quando os reguladores do futebol obrigarem a apostar na formação, talvez nesse dia se acabem com muitas coisas que todos desejem, todos falam... mas lá vão dizendo que não sabem como se resolve.
O GB fala de formação, não fala da formação do Vieira, do Manuel ou do Francisco. O GB lamenta a falta de visão do Vieira porque é o que lá está... se fosse o Manuel seria o Manuel. O que distingue o GB neste assunto é que o GB fala do SLBenfica, sem ter a preocupação de compreender ou defender seja quem for. Se todos optassem por esse caminho, talvez alguns dirigentes de hoje e do passado não tivessem feito tanto mal ao Benfica... Mas se todos gostassemos do amarelo, o que seria das outras cores, não é?
E fecho aqui o tema da formação recomendando, especialmente ao RedMoon que leia de novo o meu texto com calma, pois o seu "update" baralhou tudo o que escrevi ao ponto de me fazer pensar se terei escrito numa lingua estrangeira. A vontade de defender pessoas ao invés de conceitos cegou a análise.
Se o que estivesse em causa fosse defender ou acusar o Presidente, até eu concordaria com o texto. Mas será que não compreendes que não é isso que está em causa? Não andamos à procura de culpados, mas sim que se escolham as melhores soluções para o SLBenfica.
Quanto ao saber comprar e vender... O que dizer? Queremos elogiar ou criticar o Presidente Vieira ou queremos perceber se as coisas estão a ser bem feitas e se poderiam ser feitas de forma melhor? Queremos falar do elogio que merecem vendas como... o Ricardo Rocha?
Sobre esta questão dos jogadores vendidos, o que posso dizer mais? Andamos a discutir se a venda é feita ou não pela clausula? Mas que porra é essa? O que está em causa não é a palavra "clausula", mas sim o retorno efectivo que o Clube tem com a venda dos jogadores e se realmente têm que ser vendidos.
Nunca me verás escrever uma lista de coisas com as quais discordo ou acho que estão mal, mas sobre as quais não escrevo simplesmente porque não sei a solução. Se acho que está mal, à partida tenho que perceber a solução e não escolher enfiar a cabeça na areia e tentar destacar as coisas que acho bem, passando ideias "distorcidas", como a de que o DiMaria foi vendido entre 30 e 36M... não! Foi vendido por 25M€ (que não entraram todos no SLBenfica) mais outros retornos não garantidos (FACTO) e que poderão elevar o retorno.
Em resumo, o que escrevo não tem como objectivo DESMENTIR ou CONVENCER ninguém. Na minha opinião indico o caminho e as soluções que entendo serem melhores para o SLBenfica. Se tivesse uma visão limitada ao "Bom ou Mau"; "Singrou ou Não Singrou"; "Bem Vendido ou Mal Vendido", etc. obviamente que poderia dizer-te que tens razão no teu ponto de vista.
Mas (in)felizmente conheço um pouco mais do que isso, a vida deu-me um bocadinho mais conhecimento sobre certos enquadramentos que depois CONCLUEM nos tais "Bom ou Mau"; "Singrou ou Não Singrou"; "Bem Vendido ou Mal Vendido", etc.
Lamento a todos os que gostam de discutir o resultado final se a minha preocupação é muito mais profunda. Lamento também se toco em muitos assuntos cuja defesa é "os outros também fazem" ou "disso não sei como se resolve" e que com isso se tente legitimar outras posições.
Mas novamente, eu não quero CONVENCER ou DESMENTIR ninguém e guardo para mim a certeza que enquanto houver muita gente (cada vez menos) a pensar como algumas questões que o RedMoon refere nos seus dois textos, só me resta uma frase: "Temos o SLBenfica que merecemos... eternamente menor do que poderia ser".
إرسال تعليق