Se não gostam, não leiam

مواضيع مفضلة

السبت، 11 سبتمبر 2010

Se não gostam, não leiam

AVISO: Quem não gosta de ler o GB a responsabilizar o SLBenfica pela superioridade dos demais, quem não gosta quando o GB constata a competência dos adversários... pode parar de ler por aqui.

Como adepto do futebol, estive hoje a ver os jogos do Sporting e FCPorto/SCBraga. Por um lado porque gosto de ver futebol, por outro pela esperança de os ver a todos a perder pontos.

No jogo do Sporting, como esperava não vi futebol. Vi apenas uma equipa medíocre que, se não tivesse "dispensado" Moutinho ao FCPorto, por esta altura lutaria com SLBenfica pelos últimos lugares da tabela. Hoje, mais uma vez, foram beneficiados com o Olhanense a ver anulado um golo limpo. O Sporting hoje não é mais do que o Setúbal, Braga ou Académica... um clube para servir o FCPorto.

Já o jogo dos corruptos com os amigos, admito, foi um excelente jogo de futebol. Porventura hoje não haverá controlos antidoping, pois tanta disponibilidade física parece-me directamente proporcional à... Amarelinha!

Contudo, o que mais registo é a forma como o actual campeonato está a consagrar dois treinadores absolutamente banais como... grandes treinadores. A verdade é que ambos são o elo mais fraco de duas organizações altamente estruturadas desportivamente e que, por isso, potenciam até os menos qualificados.

Os que se deram ao trabalho de ouvir o André Pillas Boas na "flash" puderam ver a quantidade de vezes que o informático falou na Organização do FCPorto e, com um discurso totalmente preparado e ensaiado foi afirmando tratarem-se das duas melhores equipas do campeonato, com o Guimarães (reparem no detalhe) como a equipa que procura colar em termos classificativos de exibicionais. O cuidado da comunicação bem evidente!

Desportivamente, olhamos para o eixo da defesa e vemos Rolando, que teve um ano de aprendizagem antes da saída de Pepe e Maicon que esteve um ano de aprendizagem antes da saída de Bruno Alves. Feitas as contas, são 55M€ a entrar e o eixo da defesa totalmente renovado num prazo de três anos. Isto é um belo exemplo de planeamento desportivo para uma posição crucial onde há, historicamente, sempre um português.

No campo, vemos a coruja do Antero Henrique a ter a preocupação de intervir sempre que pode, não precisa de dar entrevistas ou conferências de imprensa, o lugar dele é outro e é vê-lo a ir cumprimentar Sílvio, Rodriguez, Domingos e um elemento da equipa técnica dele, e Alan - todos com ligações passadas, presentes ou futuras ao FCPorto. Detalhes, não é?

Na tribuna lá estavam o actual e o futuro Presidente do FCPorto, com este último a acumular serviço nestes anos no Braga, cada vez mais acompanhado e aproximado das cúpulas importantes pelo actual Presidente. Quando um dia chegar ao FCPorto... já terá a escola toda e a organização não irá sentir qualquer diferença, até porque entretanto já outros ganharam lugares de apoio, como Fernando Gomes (bi-bota) e outros esteios da Liga (Fernando Gomes) e FPF (fala-se no "amigo do PS" José Lello).

Depois olhamos para dentro de campo, irritados pela qualidade com que os merdosos jogam ou pelo que parecem ser movimentações fáceis ou facilitadas por uma enorme confiança e tranquilidade de quem sabe que se a inspiração não resolver... o árbitro resolve, ou até um adversário com mais dificuldades de "aderência" num lance crucial que lhe valerá depois um ordenado adicional.

Quando no final disto tudo nos queixamos com o "passeio" em que se está a tornar o campeonato para eles, ou quando ficamos em braza com as provocações do André Pillas Boas ou mesmo do Domingos, esquecemo-nos que antes do jogo houve muito trabalho para o possibilitar, houve toda uma organização que tratou de questões Desportivas, de Gestão e... até (e principalmente) Corruptas. Nada é deixado ao acaso, nem no dia-a-dia deles, nem no nosso (como ficou ontem bem evidente).

Já no que nos diz respeito, continuamos a considerar-nos substancialmente superiores a quaisquer clubes, não percebendo porque os presidentes dos demais clubes não prestam vassalagem a um Presidente do SLBenfica ou não se põem do nosso lado, ainda que nada façamos para tal.

Por perceber na Luz continua também o facto de não sermos questionados a influenciar decisões e estratégias na FPF e na Liga, cada vez mais dominadas pelo Sistema, mas com uma ajuda cada vez maior de... Jorge Mendes.

Ainda não conseguimos também entender porque raio eles parecem sempre ter sorte nos magistados, juizes, advogados, árbitros, etc. que apanham nos processos e jogos. Que sorte do camandro!

Enfim... verdade, verdadinha é que achamos que todas estas coisas acontecem por acaso e que nome da instituição SLBenfica deveria ser suficiente para tornar os nossos dirigentes "os todo poderosos" em Portugal. Enganam-se!

E depois ainda ouvimos o Presidente "ameaçar": «Cuidado quando se metem com o Benfica!». Dá vontade de perguntar "o que vais fazer, pah?". Será que alguém olha para esse pedido de respeito com atenção? O que o SLBenfica já fez ou pôs em causa que justifique sequer pensarem em ter-nos respeito?

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف