pré-época e mercado de transferências

مواضيع مفضلة

الجمعة، 27 أغسطس 2010

pré-época e mercado de transferências


Aproveitando a minha estreia no GeraçãoBenfica, não queria deixar de fazer uma reflexão sobre esta pré-época que muita tinta fez correr nos jornais e muitas emoções provocou no universo benfiquista.

Na época passada voltei a entusiasmar-me com o futebol do Benfica. Não sentia esse entusiasmo desde o ano em que fomos campeões com o Toni (época 93/94) em que Rui Costa, João Pinto, Vitor Paneira, Mozer, Isaías, Rui Águas e Schwarz encantavam os relvados portugueses (e não só) com o seu futebol. Quem não se lembra dos 4-4 em Leverkusen?
Passaram 15 anos até que voltasse a sentir a alegria de ver o Benfica a jogar à bola. Juntar um grupo de amigos, umas cervejas e o nosso Benfica. Aimar, Saviola, Di Maria, David Luiz e companhia a jogarem de olhos fechados e a não deixarem os adversários respirar. A festa voltou à Luz.
O Benfica foi campeão porque pura e simplesmente praticou o melhor futebol, melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador, melhor jogador, melhor assistência no estádio...enfim...túneis? Quando as coisas são tão óbvias, os delírios dos outros até servem para animar as conversas no café. Afinal de contas, falar de futebol sem criticar os árbitros e a existência do sistema não tem piada nenhuma.

Não sou um admirador do Luís Filipe Vieira, mas estou surpreendido com o seu trabalho no clube. Antes do Vilarinho o clube estava caído em desgraça, sem crédito na banca, sem credibilidade na europa, motivo de chacota em Portugal e era sistematicamente ridicularizado pelo Porto. Luís Filipe Vieira pode ter muitos defeitos, pode ter muitos esquemas (ou não), mas o que é certo é que também tem trabalho para mostrar. Um centro de estágios, uma máquina de marketing ao nível das melhores empresas em Portugal, um canal de televisão, jogadores de classe mundial, modalidades amadoras a recuperar o seu prestígio e muito mais. Não merece ser tratado e não merece que se digam muitas das coisas que por aí tenho visto. Vamos aguardar pelo fim do mandato e depois votar consoante as nossas opiniões. Afinal de contas é isso que se faz numa democracia.

Más compras de jogadores? Qual é o clube que não as tem? Quantos flops existem por ano no Barcelona, Manchester, Chelsea e Real Madrid? Certamente que um flop deles é bem mais caro que um nosso. Só após alguns meses de adaptação a um país e um clube é que se pode começar a tirar conclusões sobre um jogador, e mesmo assim pode apenas ser um caso de má adaptação e não um caso de mau jogador.
No Benfica existe uma tendência para fazer as malas a um jogador ao fim de 3 jogos. Não aprendemos com os erros? Lembram-se do Di Maria? Vejam os jogadores do Braga que nos clubes grandes toda a gente gozava. Um jogador de futebol está sujeito a uma pressão que poucos de nós imaginam. Se não tiver uma personalidade forte pode facilmente vacilar, especialmente se ouvir assobios no estádio ou tiver fóruns e imprensa a “malhar” nele. Eu estou à espera que a concorrência e a imprensa façam isso. A motivação deles é diminuir-nos e vender jornais. Mas muito me choca ver a nossa própria massa de adeptos a fazê-lo.

Jogadores vendidos ao preço da chuva? Como é possível dizer isso num ano em que um dos jogadores mais badalados do ano (Villa) é vendido por 40 milhões?

Época mal planeada? Em Julho tínhamos já 4 contratações confirmadas. Em ano de mundial muita coisa pode acontecer e certamente a direcção sabia que até ao fim do mercado de transferências iria existir muita instabilidade. Os avisos por parte de Rui Costa que os últimos dias do mercado iam ser os piores não foram inocentes.

Contratações à última hora? Não me choca dado que se conseguem arranjar belos jogadores e belas pechinchas nesta altura. É nesta altura que os grandes clubes também fazem os últimos arranjos no plantel. O Benfica, como grande clube que é, está atento às movimentações de mercado até ao fim.

Já muitas vezes se disse que o nosso maior inimigo somos nós. Mas somos mesmo! Como se pode deitar abaixo ao fim de 4 jogos oficiais um treinador que nos deu o que nos deu na época passada? Como se pode criticar jogadores que anteriormente deram tudo? Já pensaram que podem simplesmente estar cansados? O Jorge Jesus fartou-se de avisar que os jogadores são sobrecarregados no início para estarem no pico de forma lá para Outubro.

Roberto? Pode até ser mau, mas também pode ser muito bom. Não tem sido dada oportunidade para que ele prove o seu valor. Desde o 1.º dia que está a ser ridicularizado. Lembram-se do Butt? Porque ninguém fala do Felipe do Braga?? Há dias vi muito boa gente a escrever que era um grande guarda-redes, mas depois ninguém falou nos dois golos consentidos por ele ao Sevilha.

Vamos em frente que a época é longa e com esta possível contratação do Hleb voltamos a ter um grande plantel. Avante Benfica!

P.S.: é com satisfação que vejo o GeraçãoBenfica a “contratar” um membro para acompanhar o futsal. Trata-se de uma modalidade que assume cada vez mais importância na estrutura interna do clube.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف