O Benfica é um clube especial em muitos aspectos, a sua mística é algo raro no moderno futebol empresarial, o seu historial muito mais profundo que muitas das grandes equipas da actualidade europeia, o fervor e orgulho dos seus adeptos na instituição Benfica...
Mas a parte disso o benfica também é um clube a parte por outras razões, menos honrosas na minha opinião. A parte de todos os casos mais do foro Estratégico/Directivo que o GB descreveu muito bem no tópico Benfica: O clube que não sabe ganhar, vou falar de outro mais do aspecto de gestão desportiva, o caso Mantorras.
Deve ser um caso singular no mundo inteiro. Em que outra parte do mundo se vê um jogador, sem condições de jogar futebol profissional ao nível que se exige no Benfica, conseguiu e ainda tem uma tão grande empatia entre os adeptos do glorioso que há quem o meta ao nível do grande Eusébio?
Mantorras chegou ao Benfica em 2001, vindo do Alverca praticamente ao mesmo tempo que Luis Filipe Vieira...dois reforços de peso portanto! (ironia ou não, fica ao critério de cada um)
Mantorras de imediato galvanizou e cativou os adeptos com o seu jogo mirabolante mas também sempre de olho na baliza. Na altura do seu apogeu, realmente chegava a fazer lembrar Eusébio...eu proprio era admirador das capacidades futebolísticas dele!
Mas passado ano e meio de Benfica, eis que se abate sobre ele a catástrofe...uma lesão de rotura total do menisco do joelho (agora não me recordo se o esquerdo se o direito) que o deixou de fora largos meses.
Entretanto os tratamentos começaram mas quando foi altura de ele regressar, a lesão em vez de ter desaparecido, só se agravou...indo de urgência a barcelona para saber o estado do seu joelho, Ramón Cugat disse que tudo o que o departamento médico do Benfica tinha feito estava completamente errado e que Mantorras corria o risco de não poder voltar a jogar mais...
Mesmo assim Cugat começou o tratamento intensivo que depois de concluído, pelas palavras dele, permitia o mantorras jogar, mas sem a mesmo vigorosidade de antes, e não para lá dos 30 anos.
Desde então Mantorras tem feito parte dos planteis do Benfica e entrado a alturas específicas, nunca por mais de 20 minutos de cada vez, mas o que é facto é que ia fazendo uns golos. E mais, cada vez que entrava parecia que o jogo tinha tomado ecstasy, ele mal entrava em campo os adeptos galvanizavam-se, a equipa acordava, eram sempre uns minutos de autentico frenezim em que tudo parecia possível!
E chegados a época de 2004/2005, Mantorras na recta final da época, assina uma série de golos decisivos que acabam por valer o título nacional...e bem que lhe devemos...
Desde esse ponto, o já muito desgastado Mantorras tem vindo a definhar ainda mais, com a sua condição física já roçar o incomportável.
Um jogo aqui, outro ali, até que chega ao Benfica o Jorge Jesus. Este, adepto de grande disciplina táctica, índices físicos elevados e pressão alta não via Mantorras com as mínimas condições para ter algum papel de relevância no seu plantel, e ao contrário de todos os anteriores treinadores, que nunca meteram em questão o lugar de mantorras (até porque o proprio presidente tinha em Mantorras um forte baluarte de confiança entre os adeptos), Jorge Jesus imediatamente o meteu fora de órbita. Se entrou num jogo a época passada foi muito.
Vendo a situação com pragmatismo, JJ só fez o que alguém devia ter feito muito mais cedo. Não tirando a sua fatia do sucesso do título de 2005, nem tirando a dívida do Benfica para com ele quanto a responsabilidade da lesão (e o Benfica tomou as culpas sem mácula, tendo sustentado o jogador durante 9 anos da sua carreira, onde poderia Mantorras na sua condição ter melhor perspectiva de vida que aqui?) mas o Benfica não pode andar a sustentar coitadinhos "só porque sim", ou seremos nós a santa casa da misericórdia? Se fosse outro clube acham que ele seria tão benemético para o Mantorras como nós temos sido?
E apesar da nossa boa vontade, eis que o Mantorras se volta contra o clube que o acolheu estes anos todos...o Benfica sagra-se campeão e ai fica por se saber exactamente, se foi JJ que não convocou mantorras para o último jogo, se o Mantorras não quis jogar por ressentimento, mas o que é certo é que chegados a última jornada, o Benfica não tinha o título assegurado, portanto como instituição PROFISSIONAL que é, só podia contar com os melhores para alcançar o triunfo, e foi o que JJ fez, e de novo bem a meu ver.
Depois disso a atitude de Mantorras para com o Benfica degradou-se completamente, ao ponto de ele dar uma entrevista em que diz que se sente ressentido com o glorioso, e que a ser dispensado, iria exigir todos os salários que faltariam até ao fim do contrato, e que daqui não saía por vontade dele.
Ora depois disto tudo, falta de condição para jogar futebol profissional e agora falta de respeito pela instituição que o acolheu mesmo depois da sua desgraça, é que eu me pergunto, como é que ainda tanta gente venera o Mantorras, ao ponto de o meter ao nível do seu clube ou mesmo acima dele???
Não tem a mínima lógica certo?
Eu não tenho a memória curta, eu adorava o Mantorras como futebolista quando estava a 100%, eu sempre simpatizei com ele mesmo depois do que lhe aconteceu, e gritei os golos dele quando nos ajudou a ganhar o campeonato de 2005.
Mas o que ele fez durante esta pré-epoca, isso não se faz, é um desrespeito pelos mesmos adeptos que o idolatravam (e alguns ainda o fazem). Agora uma coisa é certa, nenhum adepto pode meter em causa a instituição que defende acima de qualquer outro interesse, e se alguém defende o Mantorras depois do que disse, então de benfiquista tem pouco ou nada.
Posto isto, que futuro para mantorras no Benfica? A 1 dia do fecho de mercado parece que não irá para lado nenhum, e amigos, sinceramente, com a condição física dele, ele não consegue lugar em nenhuma equipa profissional...ele só tem o Benfica (por isso ainda mais me espanta as declarações dele).
Eu por mim ele não joga mais com a camisola do Benfica, mesmo que fique no plantel como corpo presente. Se realmente é para levar o contrato até ao fim, que se leve, não há nada a fazer e sempre será melhor que meter tribunais no meio, seja desportivos ou civis.
Agora, quando o contrato de jogador dele com o Benfica acabar, então que fazer? Ele de certeza que porá um fim na carreira de jogador, e o Benfica (na minha opinião e porque não esqueço o que ele fez pelo glorioso) podia propor-lhe que fosse o embaixador do glorioso em Angola, e servir de ligação, entre as formações de jovens jogadores angolanos e a prospecção do Benfica, porque por lá diamantes não há só no subsolo.
Penso que não haveria melhor maneira de aproveitar a relação Benfica/Mantorras para que fosse útil e de boa vizinhança como convém.
E parece que a novela Hleb teve o desfecho mais que anunciado...quando falam que está por horas...ai, Jesus!
E vejam também estes tópicos igualmente pertinentes, Fazer a caminha ao Rui Costa? NÃO CONTEM COMIGO!, O Dinheiro da Sagres?
إرسال تعليق