O Perigo das saídas de DiMaria (e David Luiz?)

مواضيع مفضلة

الجمعة، 9 يوليو 2010

O Perigo das saídas de DiMaria (e David Luiz?)

Estou a olhar para a campanha que o SLBenfica fez no ano passado e tenho para mim, como já escrevi no passado, a mesma equipa com o mesmo treinador e com um ou outro reforço cirúrgico, possivelmente atingia as meias finais da Champions - pelo menos.

Mas não vai ser possível. Quim e DiMaria já foram... e o assédio a Luisão, Coentrão, Ramires, Cardozo ou mesmo Amorim e, veremos, a Maxi Pereira estão aí ao virar da esquina, dispostos a acenar aos jogadores com condições e notoriedade de campeonatos que os deixarão na tentação.

Veja-se o exemplo de Luisão: um "capitão" durante sete anos, uma postura totalmente recta durante todo o percurso... e quando "clubes de segunda linha" acenaram com um forte incremento do vencimento e a transição para campeonatos de maior visibilidade, não hesitou em demonstrar interesse. O Fábio também já disse justificar os 30M€, ainda que admita que não será ele a oferecer-se. Ramires diz que não sabe o dia de amanhã e Cardozo foi o que se viu, num momento em que também David Luiz diz "logo se verá". Nada disto deve ser encarado de forma negativa. Tirando Cardozo, nenhum estará a fazer pressão para sair de forma ingrata e mesmo Cardozo tenta agora emendar a mão.

Na realidade são tudo jogadores que ainda não estão no limite da sua valorização, talvez apenas Luisão e... Cardozo. Mas são jogadores que aprenderam a "sonhar" depois da época que viveram no SLBenfica, pelo que é perfeitamente aceitável que ao "fenómeno Mourinho" suceda o "fenómeno Jesus".

E o que é esse "fenómeno"? Precisamente o que Jorge Jesus tem referido a este propósito: A valorização dos jogadores, associada a um enquadramento muito favorável e um treino de muita qualidade que fazem evidenciar as suas capacidades, mesmo perante os mais difíceis adversários. Essa valorização cria nos jogadores a ilusão/sonho que, quando vêem sair um colega numa grande transferência, também eles podem ter essa oportunidade e que gostariam de a viver.

Lembram-se do que aconteceu "aos que ficaram" quando Mourinho levou Carvalho, Paulo Ferreira, etc? Acabaram por "forçar" uma saída para um clube rico de Moscovo, precipitando um ponto final nas carreiras de sucesso.

Não acredito que o mesmo se possa passar com os nossos jogadores, mas acredito que possam olhar de forma menos positiva para o facto de se manterem mais um ano no SLBenfica quando outro(s) colega(s) saem para viver o sonho de uma vida: os grandes campeonatos e os grandes ordenados.

Por outro lado, a "geração Mourinho" não teve a possibilidade de ter no ano seguinte... Mourinho! Já os nossos jogadores continuarão a ser potenciados - se a cabeça deles o permitir - por Jorge Jesus.

Assim, há um efectivo perigo de uma eventual grande transferência de David Luiz, seguida à de DiMaria, possa alimentar a ilusão a outros jogadores de que o Clube poderia aceder também no caso deles a negociar os respectivos passes.

Invariavelmente, não que seja a melhor solução, essa questão poderá ter que ser ultrapassada com a revisão/renovação dos vinculos de jogadores como Coentrão ou Luisão. Ramires não incluo porque "está em condições especiais" e Cardozo também não porque admito que gostaria que fosse negociado.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف