E assim vai, no início da época da cenourada!

مواضيع مفضلة

الأربعاء، 2 يونيو 2010

E assim vai, no início da época da cenourada!

"MEMÓRIA CURTA". Uma expressão que caracteriza, e muito, os portugueses. Basta olhar para trás... Não há ideias, nem convicções, há momentos. O que interessa é o agora que, bom ou mau, faz esquecer tudo o resto. É assim na política, é assim na sociedade, é assim nas empresas... e o futebol não pode fugir à regra.

E quem ganha com isso? Quem obviamente enriquece a criar "momentos"... a imprensa. Da imprensa económica, à generalista, até ao extremo gritante atingido na imprensa desportiva, é uma loucura ver o povão a andar feito rebalho a reboque das emoções criadas pelas primeiras páginas.

75% dos portugueses não lê as notícias do jornal... lê os títulos, sub-titulos e destaques. Resultado? É tão fácil passar uma mensagem subliminar, enchendo depois o texto com suposições, contradições e até alterações. Um exemplo? "BENFICA PARA CONTRATAR X", no subtitulo já se lê "é o jogador pretendido para substituir a mais que provável venda de Y" e no texto bem lido já se encontra "de acordo com a imprensa do pais A, um grupo de empresários terá sugerido o nome de X ao Benfica"... Nas rodas de amigos desse dia, o que se fala é na contratação do X e no valor da transferência, nos blogues que se encheram de videos, etc.

Ontem no Tuttomercato saiu uma "noticia", se é que se pode chamar aquilo notícia, mesmo metendo entre aspas, de que o Rui Costa poderia interessar à estrutura directiva do Milan. Quem sabe italiano, percebe que a peça diz que interessa alguém que faça o que Rui Costa fez no Benfica ao descobrir jogadores como Cardozo, David Luiz e DiMaria. Mas rapidamente essa notícia "deu à costa" em blogs vermelhos e hoje sai no Record e na Bola...! Incrível!!!

Os italianos estão a fazer algo que é, no mínimo, inteligente. Todos sabem que o Milan quer o David Luiz, por consequência, o JJ vê em Huntelaar o sucessor (na minha opinião com mais qualidade até) de Cardozo que poderá estar de saída para a Russia.

Contudo, contrariamente ao que se faz em clubes pouco organizados, o Milan começa por valorizar o seu próprio jogador - "NÃO SAI" diz Braida e Galliani. Depois, deixa cair na imprensa umas noticias a elogiar a qualidade dos jogadores do Benfica e o eventual interesse no David Luiz para renovar a já envelhecida (e sem referências) do Milan. Seguem-se os elogios a Rui Costa e ao seu trabalho na Luz - nem importa aos italianos lembrar que não foi Rui Costa que trouxe esses três jogadores, mas José Veiga. Quase como efeito imediato, a entrevista do Rui Costa ao canal do Milan onde já diz que "não é possível ao Benfica segurar as jóias" - levando-o a um discurso inverso ao do Presidente e do Dr. Domingos Soares Oliveira - e também que, imagine-se, o Milan será privilegiado na venda dos jogadores, ou seja, será sempre "ouvido" sobre um eventual interesse em acompanhar. Eu diria... MISSÃO CUMPRIDA, para os Italianos!

Agora que os tugas já "estão pelo beicinho", é só esperar pelos desenvolvimentos no caso Cardozo e estará na hora de avançar para uma proposta pelo David Luiz, envolvendo o Huntelaar, e de preferência baixando fortemente o valor do David Luiz com esse aliciante e, talvez, suportando uma parte do vencimento do holandês.

Teoria da Conspiração ou apenas um excelente exemplo de Estratégia e Organização? Cada um vê pelo lado que preferir: O copo meio cheio ou meio vazio. O que é facto é que o Milan não é, e se mantém (mesmo sem títulos) um dos melhores, maiores e mais ricos clubes do Mundo por acaso.

Ao Benfica, a começar por não serem capazes de falar a uma só voz (DSO e LFV ou Rui Costa não dizem a mesma coisa), até não imporem as regras do jogo no mercado... parece-me que ainda temos um caminho efectivo a percorrer no que diz respeito a Estratégia Desportiva.

Esta vertente sempre foi, em abono da verdade, o calcanhar de Aquiles de Luis Filipe Vieira, que se esperava que Rui Costa resolvesse, mas infelizmente o Presidente faz questão de não primar pelo melhor enquadramento do contributo que Rui Costa pode dar. Não quero com isto dizer que Rui Costa faria melhor ou pior... mas se está naquela posição, não deveria ser um "actor secundário".

O que está errado? Ser um actor secundário ou estar naquela posição? As opiniões dividem-se, mas eu pessoalmente acho que não devia estar (tão cedo) naquela posição, o tempo demonstrou que se fragilizou e agora é o que vemos.

Voltando atrás, eu referi a propósito do Benfica o facto de "não imporem as regras do jogo no mercado". O que quero dizer com isto é muito simples: DiMaria, David Luiz e Cardozo deveriam ser considerado inegociáveis para efeitos públicos. Deveria ser público um esforço que iria ser realizado para rever os seus contratos e manter esses jogadores no ataque à Champions na próxima época, conjuntamente com o reforço da equipa com um ou dois jogadores.

Impossível? Claro que sim... Estamos a falar de "fazer bluff", é não basta vir dizer que só saem pela clausula, pois isso à partida coloca um patamar de negociação. O que se pretende é "passar a mensagem" de que não há sequer essa negociação. Na minha opinião, este tipo de postura iria talvez (isto não é uma ciência exacta) ter o mesmo resultado final - os três jogadores deixarão possivelmente a Luz - mas num enquadramento financeiro bastante mais favorável para o SLBenfica.

Novamente... Não há verdades absolutas nestes casos, isto é apenas a minha opinião (não é, portanto, uma crítica) no que acho que devesse ser a forma como deveriam ser conduzidos estes temas pelo Benfica em termos de Comunicação e Estratégia Desportiva.

Recordo aqui que se é verdade que os "colossos" têm o que o Benfica precisa, também não é menos verdade que o Benfica tem o que os "colossos" querem. Com uma diferença: O dinheiro, o Benfica pode arranjar "noutro colosso" ou mesmo no banco... o DiMaria e David Luiz há só um de cada, e é o Benfica que os tem.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف