Atentem bem na foto! É a imagem de uma criança agredida... Sim! Uma criança, um daqueles seres sobre quem devia ser crime capital fazer maldades, seja de que ordem for. Dando continuidade a um comentário de um leitor deste espaço, gostava de lançar a questão sobre os benfiquistas. Até quando? Até quando iremos aceitar de braços cruzados que o Benfica seja feito "gato de sapato"!? Será preciso um dia vermos uma criança ser vítima desta situação? Ou nem nessa altura...?
Esta aparente apatia tem para mim três frentes, mas definitivamente penso que os benfiquistas são a face mais preocupante:
1. O Poder político de, despudoradamente, veio dizer "Não gostei dos incidentes, mas gostei da capacidade das forças de segurança, que têm a responsabilidade de manter a ordem, e da sua intervenção." by Laurentino Dias
2. A Direcção do SLBenfica que se limitou a atacar o inatacável (como se pode ver pela reacção do Director Nacional da PSP).
3. Os sócios e adeptos do SLBenfica que nunca actuaram massivamente, deixando entre aos NN ou DV eventuais atitudes ou acções e esperando que esses homens como nós sejam doidos o suficiente para que sejam violentos.
Vamos ser claros, não gostaria com este tópico de incentivar qualquer tipo de atitude semelhante ao que viu na "Faixa de Gaza de Portugal".
O que está em causa com este tópico é perceber o que estão dispostos os benfiquistas a fazer para por fim a esta situação? Qual é a capacidade que têm os sócios e adeptos do SLBenfica para tomar medidas drásticas para expor nacional e internacionalmente esta situação? O que pode ser feito é vasto e ficam algumas ideias:
» Manifestação massiva de benfiquistas em frente à Secretaria de Estado do Desporto a exigir a demissão do Laurentino Dias e a implementação de medidas anti-violência no Desporto
» Recusa massiva dos benfiquistas de marcar presença nos jogos fora do Estádio da Luz
» Realização de jogos na Luz sem público, mantendo-se todos os adeptos no exterior do estádio, com bilhete comprado, em sinal de protesto com a Liga de Clubes e a ausência de regulamentos que penalizem os clubes pela acção violenta dos adeptos.
» Abertura do Estádio da Luz, ou Pavilhões da Luz para transmissão dos jogos fora para evitar a deslocação a estádios das equipas adversárias, ou deslocação de um camião que transmita os jogos em ecrans de grande dimensão na localidade do jogo e que permita a ausência de adeptos.
» Os jogadores festejarem os golos empunhando cartazes de adeptos com críticas à violência destes bandalhos corruptos e criminosos.
Estas são apenas quatro ideias básicas e pensadas mesmo agora que poderão ser utilizadas e estruturadas de modo a que o SLBenfica não seja financeiramente prejudicado, mas que de igual modo se efectuem acções que tenham impacto e visibilidade global.
Obtive vários relatos de amigos e conhecidos que se deslocaram naquele comboio de terror. Helicópteros, dezenas de polícias, medidas de extrema segurança, etc... tudo por causa de um jogo de futebol. E ainda assim houve rajadas de bolas de golf e pedras, algumas até devidamente anunciadas com "baixem-se que vem outra vezada". Há relatos de mulheres e idosos agredidos por jovens... pessoas em pânico e em choque.
Dá para imaginar o que aconteceria se tem havido a celebração do campeonato??? O risco extremo que iriam correr os nossos jogadores até ao aeroporto e o que aconteceria a quem ousasse festejar???
Mas estamos a falar de quê??? Opressão socio-desportiva??? Mas estamos onde? Israel? Palestina?
O que vai ser preciso para o SLBenfica expor estas situações nacional e internacionalmente? O que andam os dirigentes a fazer além de apoiar candadituras à Liga de ex-dirigentes (Fernando Gomes) destes clubes e negociar com os maiores aliados destas vergonhas (Joaquim Oliveira)???
E os benfiquistas? Vão continuar de braços cruzados? Só sabemos agir e actuar dentro de casa com agressões ao Presidente do Clube quando não gostamos dos resultados?
Bem sei... no Domingo vencemos o campeonato e tudo isto se esquece rapidamente, como se esqueceram todos do papel activo de Fernando Gomes teve no passado (e terá no futuro) do FCPorto, como se esquecerão das promessas deixadas cair por terra, como se esquecerão do tema dos direitos televisivos... Enfim, venha o título e vale tudo!
A pergunta que vos deixo lança o tópico de amanhã: E SE NÃO GANHARMOS? E SE NÃO VENCERMOS O TÍTULO?! Vamos começar tudo de novo, mas agora atolhados em dívidas e com o FCPorto a dominar a Liga e a FPF?
Sim, bem sei que isso não passa pela cabeça de nenhum de nós... mas depois do que vi no jogo do Braga com o Guimarães e na forma como tem sido beneficiado por árbitros ou adversários - como na última jornada naquele golo absolutamente ridículo... já acredito em tudo.
... Um canto, um livre (mesmo de uma falta inexistente) pode dar um golo do adversário... Depois? O autocarro e o árbitro ajudam à festa final! Eles trouxeram-nos até à última jornadas, mesmo depois de termos passeado uma classe da qual ninguém conseguiu sequer aproximar-se... Acham que irão dormir agora?
PENSEM NISTO, Amigos...
إرسال تعليق