Depois de ontem ter antecipado a hipótese de a "anunciada" proposta de renovação a Quim ser um presente envenenado no tópico Será uma Trapalhada "Jaquim"?, procurando dar o exemplo do que NÃO SE DEVE FAZER a um jogador de futebol... Hoje é a vez de falar da atitude dos jogadores. Olhemos para dois exemplos claríssimos: David Luiz e Cardozo.
O primeiro chegou humilde, desconhecido, mas rapidamente se impôs entre treinadores, jogadores e jornalistas, conquistou os adeptos e tornou-se uma referência dentro e fora de campo.
O segundo chegou numa transferência milionária, tarda a ser unânime entre os adeptos e mesmo a critica (alguma vez conseguirá?) e beneficiou de uma dinâmica de ataque que teria potenciado sempre a concretização de um elevado número de golos, mesmo que o avançado fosse... Martin Pringle.
Não estou a tirar mérito ao Oscar Cardozo, mas penso que todos reconhecemos que contamos com dedos de uma mão (e se calhar sobram muitos dedos) os jogos em que o paraguaio foi decisivo. E por decisivo entendo aquele golo, atitude ou jogada ao alcance apenas de jogadores "especiais".
O primeiro (David Luiz) entrou publicamente na rota de Real Madrid, Manchester, Chelsea e AC Milan (a sair, já disse que para mim é aí o lugar dele). Para o segundo, vão aparecendo umas equipas russas, Newcaslte, Manchester City, enfim...
Agora atentemos nas diferenças de atitude entre o primeiro e o segundo, assim como no respeito, admiração e orgulho que têm pelo SLBenfica, o clube que os projectou para o Mundo:
David Luiz:
... E pelo caminho ainda uma frase que deveria servir de recado para Queiroz, Pepe, Deco e Liedson: "mesmo que pudesse, não jogaria por Portugal. O meu sonho é defender o Brasil"
Já Cardozo:
«O meu futuro depende do Benfica, que tem a possibilidade de decidir, mas gostaria de ir para um grande de outro campeonato.» e não digam que foi por acaso, porque o empresário reforçou: «Cardozo não está a pressionar o Benfica para sair, trata-se apenas de uma questão de vontade. É a vontade dele e tem de ser respeitada, é o seu desejo. Se houver, efectivamente, uma boa proposta, então tentaremos 'sacá-lo' ao Benfica. É óbvio que está numa boa situação no clube, mas se puder ficar ainda melhor tentaremos que assim aconteça» in ABola
Este jogador, quando Jorge Jesus lhe ligou a pedir para ficar respondeu um ingrato "Não Sei..."
Este jogador, quando Jorge Jesus lhe ligou a pedir para ficar respondeu um ingrato "Não Sei..."
A diferença evidente entre quem foi parte activa e muito diferenciadora de um projecto desportivo - David Luiz - e que está na rota dos melhores clubes da Europa; E alguém que beneficiou do enquadramento ou estava inserido e se destacou "apoiado" no grupo - Cardozo - e que está na rota de clubes medianos e todos inferiores ao Benfica.
É também a diferença entre as posturas que os jogadores demonstram dentro (e fora) de campo enquanto profissionais de futebol. Recordo que o Cardozo, sem ganhar nem ajudar a ganhar nada, já o ano passado "exigiu" uma revisão salarial... Já David Luiz foi "brindado" com uma revisão, fruto do seu trabalho.
São estas pequenas grandes diferenças que farão de David Luiz um jogador de topo Mundial e de Cardozo apenas mais um jogador que marca golos quando está inserido numa equipa com uma fabulosa dinâmica ofensiva... e como destas não há muitas na Europa (que queiram ter o Cardozo), ele será apenas um jogador muito mais rico no banco do que no campo.
A parte curiosa desta história, é que a atitude de merda do Cardozo poderá obrigar o Benfica a vender... David Luiz, para poder ter o substituto desejado para o paraguaio ingrato. Triste...
إرسال تعليق