Dei, propositadamente, cerca de 24h para escrever algo de teor opinativo sobre o tópico de ontem: 3M/ano até 2021. Na realidade, se procurarem, eu não escrevi qualquer opinião sobre o tema em questão, ainda assim houve logo uns que saíram a terreiro a tentar demonstrar que eu estava contar o valor ou que estava a criticar fosse quem fosse.
Parabéns aqueles que têm vindo a dar largas à estratégia "antítese Al Sahaf". Ou seja, contrariamente ao famoso ministro iraquiano que advogava que ninguém os estava a atacar, no Benfica ao longo destes anos sem glória, instituiu-se o oposto: Coitadinho do Benfica que é sempre atacado, a não ser que se diga que está tudo bem.
LAMENTO! Sou do Benfica há anos a mais para alinhar por esse diapasão. Sei o que é o passado do SLBenfica, vivi uma parte dele. Vi como se conquistam as vitórias e se alcança a Glória... e não foi, seguramente, a fazer-mo-nos de coitadinhos. Antes pelo contrário.
Posto isto, vamos ao tema: Anualmente Adidas, Portugal Telecom e Sagres (por ordem de antiguidade dos contratos) deixam no SLBenfica estimadamente cerca de 15M€ em patrocínios. A esta verba junta-se o contrato de 7,5M€/ano da Olivedesportos e prefaz uma receita total de 22,5M€/ano. De destaque, mas muito mais moderado, apenas a parceria com a Sicasal e Coca Cola para o futebol de formação, cujo valor desconheço. Todos os contratos pressupõem EXCLUSIVIDADE!
A troco desta verba, o SLBenfica cede: Imagem das camisolas da equipa principal de futebol e das modalidades (PT, Sagres e Adidas), Camarotes (PT, Sagres, Adidas e Olivedesportos), Imagem estática da primeira linha do relvado (Olivedesportos), Fornecimento de Telecomunicações Clube e Casas (PT), Fornecimento de Bebidas Clube e Casas (Sagres/Centralcer), Naming das Bancadas (PT e Sagres; Coca-Cola mais 1,5M), Bilhetes para jogos (todos), Direitos Televisivos dos jogos do SLBenfica na Liga Sagres, Direitos de cedência e exploração do website oficial slbenfica.pt (Olivedesportos), Direitos de Transmissão e Distribuição da BenficaTV (PT), etc. etc. etc.
Onde, basicamente, pretendo chegar é ao facto de que efectivamente o valor global dos valores apurados é potencialmente baixo: Cerca de 22,5M€, aos quais ainda se deverá juntar o naming dos pavilhões (estimo em cerca de 2M€) num total de 25M€/ano aos quais deveremos ainda incluir o centro de estágio, totalizando então cerca de 26,5M€/ano.
Pragmaticamente é fácil dizer que tem que ser o Benfica a liderar o mercado (como diz o Mister D) e que não podemos continuar a falar dos erros do passado (como referenciou o TRAMONTANO). Na realidade, são efectivamente dois factores indissociáveis da conjuntura actual. Ambos são verdade, contudo...
Eu fiz de propósito ao isolar a PT da Sagres, e esta da totalidade dos valores. Mesmo a totalidade admito que possa chocar alguns leitores, quando sabemos que só em direitos televisivos o Real Madrid recebe 5x o valor dos nossos patrocínios e direitos todos...
Mas houve também, mais que um, que colocou a questão sobre quem paga ou pode pagar mais ao Benfica. Bom... esse já é um argumento que discordo! É sempre possível pagar mais, tal como é sempre possível exigir mais...
Em primeiro lugar penso que à dimensão do Benfica, apenas é possível fazerem-se acordos com as maiores empresas nacionais e que, necessariamente, tenham interesses internacionais: PT, BRISA, BES, BCP, GALP, PORTUCEL, VODAFONE, SONAE, etc...
Se olharem para o Real Madrid, ManUtd, etc... todos os grandes acordos são feitos com marcas que pretendem ter visibilidade Internacional. Se fizermos uma aposta num patrocinador que vá investir (bastante, é certo) para ter retorno apenas no mercado nacional... os valores serão sempre inferiores aos que poderemos ter com marcas internacionais (como é o caso da BWin com o Real Madrid ou da AIG - americana - com o ManUtd).
Se olharem para o Real Madrid, ManUtd, etc... todos os grandes acordos são feitos com marcas que pretendem ter visibilidade Internacional. Se fizermos uma aposta num patrocinador que vá investir (bastante, é certo) para ter retorno apenas no mercado nacional... os valores serão sempre inferiores aos que poderemos ter com marcas internacionais (como é o caso da BWin com o Real Madrid ou da AIG - americana - com o ManUtd).
É, contudo, preciso não esquecer que Portugal não é Espanha e infelizmente só é falado e visto internacionalmente, regra geral pelos piores motivos: Da política à corrupção do FCPorto... Enfim! Tudo isso afasta investidores/patrocinadores multinacionais.
Depois, o factor-chave, mais uma vez! É absolutamente vital que os direitos televisivos atinjam uma relevância de 50% do valor das receitas obtidas através da alienação de direitos. O "valor mágico realista" para mim são os 20M€ sendo que deverá, depois, estabelecer-se um objectivo de outro tanto (22 a 25M€) para o restante dos contratos... actualmente está em cerca de 18,5M€ (Sagres e PT 9M + Adidas 6M + CFC 1,5M + Pavilhoes e Piscina 2M)...
Ou seja, penso que "no overall" estaremos apenas com 5 a 6M€/ano de subvalorização dos nossos contratos, o que não é um quadro tão penalizador como alguns traçaram, se olharmos também para a representatividade dos valores de patrocínio no orçamento anual das marcas que estão connosco. Talvez apenas a PT, Adidas e EDP tenham orçamento para pagar mais do que pagam.
Assim sendo: As palavras de ordem que gostava de trazer são CONCORRÊNCIA e ROADSHOW! O Benfica precisa urgentemente de sair em busca de parceiros internacionais que pretendam ter visibilidade em Portugal e ao mesmo tempo nos países da Europa e Africa. Este quadro vai aumentar o potencial de retorno dos patrocínios e trazer concorrência às marcas lusas, obrigando-as a pagar mais.
Porque não a Telefónica? A Sonangol? A BWin? A Mercedes? Enfim...
Assim sendo: As palavras de ordem que gostava de trazer são CONCORRÊNCIA e ROADSHOW! O Benfica precisa urgentemente de sair em busca de parceiros internacionais que pretendam ter visibilidade em Portugal e ao mesmo tempo nos países da Europa e Africa. Este quadro vai aumentar o potencial de retorno dos patrocínios e trazer concorrência às marcas lusas, obrigando-as a pagar mais.
Porque não a Telefónica? A Sonangol? A BWin? A Mercedes? Enfim...
MAIS: Nem qualquer marca se pode associar ao SLBenfica, pois mesmo que não tenham exclusividade, torna-se de todo inviável a coexistência de certas marcas, seja por ligações accionistas, seja por concorrência ou pelo que for.
Para terminar, obrigado a todos aqueles que se precipitaram em conclusões a dizer que o objectivo do GB era malhar na Direcção, no Presidente ou em quem quer que seja. Foram, PREMEDITADAMENTE apanhados, pois nem pararam para olhar para trás e ver que este é um tema onde o GB elogia particularmente a atitude desta direcção.
PS- Há muito para corrigir, sim, mas na gestão de imagem. Ou seja, no que exigimos em termos de imagem face ao retorno que damos pelo que investem. É aqui que entra a exclusividade, as cores como o simbolo da TMN ou o retangulo da MEO, etc.
PS- Há muito para corrigir, sim, mas na gestão de imagem. Ou seja, no que exigimos em termos de imagem face ao retorno que damos pelo que investem. É aqui que entra a exclusividade, as cores como o simbolo da TMN ou o retangulo da MEO, etc.
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