Uma "não-decisão" by Laurentino

مواضيع مفضلة

الأربعاء، 17 مارس 2010

Uma "não-decisão" by Laurentino

Propositadamente esperei algumas horas para comentar a pseudo-suspensão do estatuto de utilidade pública da FPF por parte do Governo, na pessoa do ex dirigente desportivo Laurentino Dias.

O passado deste "não-decisor" todos conhecemos, assim como as suas ligações ao Sistema e aos patrões do futebol e... o seu ódio ao SLBenfica.

Este tipo sabe como ninguém que o novo RJFD é um passo importante para retirar o poder e a impunidade com o que o desporto em geral, mas em particular o futebol, é controlado por alguns "patrões" que enriquecem à conta das modalidades, incutindo um conjunto de esquemas, jogos de interesses e movimentos de corrupção provada.

Num país apenas com o nível de desenvolvimento do Zimbabuwe, após a aprovação do novo RJFD e findo o prazo dado às Federações para implementarem o novo regime jurídico, teriam aparecido imediatamente as sanções previstas na lei, com as Federações a perderem o seu estatuto e todas as competições por elas organizadas a serem dramaticamente afectadas:

- Paravam todos os campeonatos não profissionais
- Paravam todas as competições de formação
- Paravam todas as competições de futsal, futebol feminino, etc.
- A selecção nacional ficava impedida de ir ao Mundial
- Eram cancelados todos os acordos de tacho (ops! patrocínio) da FPF
- etc. etc. etc.

Isto para o caso da Federação de Futebol, dado nas demais deveria aplicar-se o mesmo modelo.

Basicamente, estaríamos a falar de algo tão simples quanto... cumprir-se a lei. Bem sei que esta definição em Portugal é algo um tanto subjectivo, mas há coisas que a partir de um determinado ponto se tornam alvo de chacota por pessoas com mais que 5 de QI.

O que aconteceu então. Findos muitíssimos meses sobre o prazo dado às Federações para dificultarem a vida aos "patrões" que dominam os respectivos desportos, o Sec. de Estado mais incompetente que me lembro de ter visto, aparece com pompa e circunstância a enganar o "Zé Povinho":

Será suspensa a Utilidade Pública da FPF mas...... "não existe qualquer reflexo nas competições nacionais de futebol".

Ou seja, há leis e para quem não as cumpre à multas, coimas, penalizações, condenações, medidas de coação, penas, etc... Agora imaginem que o criminoso era condenado, mas que lhe diziam que não tinha que cumprir a pena... Ahhhh mas era condenado!

A pergunta que qualquer criança com mais de 3 anos faria é: Mas é condenado a quê, então?

EXACTAMENTE! A rigorosamente NADA! Ou seja, à boa moda do Governo faz-se um grande alarido, mandam-se umas paragonas porque o "zé tuga" só ouve metade das coisas (grande parte nem as percebe) e no final fica tudo na mesma.

Foi precisamente isto que aconteceu... o Sr. Dr. Laurentino Dias, para mim o mais incompetente de todos os membros de Governo desde que me lembro, limitou-se a fazer "show off" para não cair no ridículo de estar deliberadamente a proteger os seus amigos que têm tachos no futebol: Madaíl, Oliveira, Pinto da Costa, Jorge Mendes, Armando Vara... etc.


Pouco sobra nesta podridão que não faz um jornal desportivo ou generalista tocar no tema, uma televisão, rádio... NADA! Continua tudo cantando e rindo como se estivesse tudo bem e nos fins de semana lá estarão para continuar a sustentar isto com o dinheiro que custa a ganhar todos os meses.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف