Em véspera de Benfica x Braga...

مواضيع مفضلة

الجمعة، 26 مارس 2010

Em véspera de Benfica x Braga...

Confesso-vos a minha estupefacção com a forma infantil como o Benfica está a lidar com tudo o que se está a passar no futebol português. O filme repete-se, os actores também... e o resultado será sempre o mesmo enquanto, ao contrário do que apregoam, os interesses pessoais estiverem à frente dos interesses corporativos.

Eu não tenho que ser politicamente correcto. Nunca fui, nem quero ser. Não sou dos que acreditam que o Benfica para ter sucesso devemos todos estar calados e não criticar o que está mal...

E os factos dão-me razão: Os melhores momentos desportivos do SLBenfica na última década, foi quando houve necessidade que "cerrar fileiras" e ser mais forte (ou no caso mais esperto) que outros, com o objectivo de manter um rumo que o actual Presidente acredita ser o correcto.

Exactamente por esse facto, ignoro totalmente o facto de ser véspera do jogo com o Braga para assumir a minha posição de total descontentamento com a atitude infantil dos dirigentes do SLBenfica e com a incompetência do nosso quadro jurídico, liderado pelo pseudo-profissional REMUNERADO, Paulo Gonçalves. No "reinado" de Luis Filipe Vieira NUNCA o Benfica logrou vencer na secretaria qualquer processo em que esteve directa ou indirectamente envolvido. NUNCA!

Poderão dizer-me, e é verdade, que o FCPorto tem a "estrutura montada" de modo a influenciar os processos de decisão. Mas também vos posso dizer que o SLBenfica conhece, em detalhe, todos esses factos, pessoas, fragilidades e pontos fortes. Se não os ataca é porque ou não quer, ou não tem interesse ou... são incompetentes.

Há, pelo menos, três vectores que não compreendo (absolutamente) com é possível o Benfica não ter uma voz e uma acção efectiva sobre esses temas:

1. Apoio e Suporte à actual Direcção da Liga de Clubes
2. Eleições para a Liga de Clubes
3. Intervenção sobre a FPF

Vamos abordá-los em conjunto, pois como sabem, no Sistema nada funciona isoladamente.

A componente da arbitragem e da disciplina são dois pilares importantes de sustentabilidade do modelo de corrupção. Em primeira análise porque permite garantir a protecção e evolução de carreira dos "árbitros amigos" e em segundo porque garante o controlo das decisões regulamentares inerentes ao comportamento dos jogadores das equipas "alinhadas" e, especialmente, dos adversários.

No actual Regime Jurídico das Federações, quem domina e controla (55% do poder de voto) são as Associações. Entre estas, quem domina os votos é o eixo AFPorto/AFBraga/AFAveiro.

É deste "cozinhado" que saem as nomeações (não são eleitos) para os orgãos de jurisdição da FPF, entre os quais o Conselho de Justiça. Ora, já está bom de ver que se Porto, Braga e Aveiro controlam todas as acções, a AFPorto é a mais importante de todas (o rateio de voto é feito em função do número de clubes dessas associações nas competições profissionais), é óbvio que são sempre nomeados amigos, ex-dirigentes, ex-atletas, etc. etc. etc.

Estes orgãos são, também, a última etapa de decisão dos processos regulamentares. Ou seja, a Liga pode decidir o que quiser (FPF e Liga não se regem pelo mesmo regulamento), porque depois a FPF pode sempre anular, reconverter, incrementar, etc.

Porque se há-de preocupar o FCPorto com o Ricardo Costa e a CD da Liga, se tem sempre forma (sem levantar ondas, por ser um orgão com pouca visibilidade) de reverter todas as decisões?!?!?

Então porque o FCPorto está sempre a "atacar" o Ricardo Costa? Simples... para o descredibilizar e dessa forma garantir que quando o CJ da FPF intervém em contrário não é colocado em causa.

Simples, não é!?! Mas agora juntem lá a isso a possibilidade de ter também o Presidente da Liga na mão, sim... a pessoa que nomeia o Presidente da Comissão de Disciplina da Liga. Tudo se tornará mais fácil, não?

Talvez por isso seja tão importante para o FCPorto andar a trabalhar na descredibilização de Herminio Loureiro e Ricardo Costa há mais de um ano antes das eleições na Liga, para assim facilitar a entrada de um elemento "controlado" pelo FCPorto.

Mas vai mais longe... o apoio de Laurentino Dias (PS) é fundamental para tornar a vida de Herminio Loureiro (PSD) num inferno, fazendo desta situação uma arma política, ao apenas intervir favoravelmente em temas do interesse da... FPF e deixando sempre a Liga entregue a si mesma sem qualquer apoio do Governo.

Ora, coloquem-se no lugar do Herminio Loureiro. Tem contra ele o FCPorto, a AFPorto, AFBraga e AFAveiro (quem mais peso tem na Liga), tem contra ele até o Sporting porque estupidamente mantêm-se alinhados com o FCPorto à mingua das migalhinhas que o Pinto da Costa deixa cair...

... O que poderá fazer manter o Herminio Loureiro no lugar e simplesmente não renunciar à recandidatura!??! O Benfica, pois claro!

Herminio Loureiro quis deixar obra feita na Liga e ficar associado à revelação do maior combate à corrupção da história do futebol. O Benfica saiu a terreiro a iniciar e contribuir para o processo, mas... Estupidamente abandonaram o processo a meio, rendendo-se às contrariedades que envolveram o processo Apito Final quando foi alvo de recurso para o CJ da FPF.

Ora, se não interessa a ninguém dos "clubes alinhados" combater a corrupção sob prejuízo de perderem as contribuições e malas de notas que usufruem como compensação pelos serviços prestados ao Sistema, se as Associações incentivam a isto (os clubes pequenos foram os primeiros a apoiar... Fernando "FCP" Gomes para a Liga)... e se o Benfica está adormecido nestes temas, o que faz lá Herminio Loureiro além de se tornar uma presa fácil e um alvo a abater????

Pois é! Infelizmente o Benfica apanhou-se a ganhar e rapidamente se esqueceu que o Sistema abate o Benfica em três tempos, como tem vindo a fazer nos últimos anos, quando tem o domínio de todas as variáveis da equação.

O caminho que aparentava estar a ser trilhado era o mais correcto. Uma atitude dominadora e prevenida dentro de campo (imune a pressões e outras "jogadas" do estilo) e ao mesmo tempo estar "escudado" por uma Liga de Clubes suficientemente imparcial para, pelo menos, não pactuar com as situações mais evidentes.

Depois, era paulatinamente ganhar terreno na Liga, FPF, etc... até irradiar totalmente as "ervas daninhas" lá plantadas pelo FCPorto... pelo Sistema Corrupto.

Mas infelizmente nada disto sem confirmou e o Benfica deslumbrou-se com a primeira parte - as vitórias. Os dirigentes do SLBenfica revelaram-se deslumbrados com o ambiente de vitória, com a possibilidade de serem reconhecidos como fortes, como melhores que os demais... NÃO SOUBEMOS SER GRANDES... SER LÍDERES.

... ao mesmo tempo, o FCPorto dá de borla este campeonato a troco do silêncio com que prepara o novo "assalto ao poder", assegurando o atraso (o mais possível) da revisão dos estatutos (e consequentes eleições) na FPF- com o apoio do Governo, assegurando a manutenção dos seus "fieis escudeiros" nos orgãos de jurisdição da FPF e, machadada final, elegendo o novo Presidente da Liga de Clubes.

Com este "plano maquiavélico" em marcha, escusado será dizer que a facilidade de depois gerir o tema "ARBITROS" e, especialmente, OBSERVADORES e DELEGADOS... é brutalmente simples.

Com isto o regresso da adulteração das Classificações de árbitros e observadores será canja para os "patrões do costume".

A pergunta que coloco é: ESTAREI A VER MAL O FILME? OU ESTARÁ O BENFICA MESMO A DORMIR?

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف