
O JJ dá o disse e tem toda a razão: A prioridade é o campeonato e é para lá que devem estar direccionadas todas as prioridades. E foi por isso mesmo que depois do 4-0, a equipa basicamente abdicou de acelerar e jogou apenas, parafraseando JJ, para a "nota artística".
Vamos fazer um ponto prévio num facto: O Hertha é uma equipa mesmo muito fraquinha! Uma miséria... capaz apenas de dar luta a equipas em Portugal como o Nacional, Paços Ferreira ou Académica. Nada mais que isso...
Posto isso, e um Benfica a ritmo "à Benfica de JJ" era apenas uma questão de tempo e número de golos marcados até "arrumar" com Hertha de Berlim.
Destaques vou apenas dar ao DiMaria (que génio da bola) e ao Amorim (excelente exibição a demonstrar toda a sua versatilidade e polivalência ao longo dos 90' - Airton??? para quê?). Também Coentrão foi um jogador em evidência pelo envolvimento que deu aquele corredor esquerdo diabólico.
Não quero com isto dizer que só marcámos 4 porque eles eram fracos. Não foi "só porque", mas "também porque". Apesar dos jornais dizerem maravilhas, eu já vi o Benfica jogar bastante melhor, mas também não vejo motivos para preocupação com a qualidade futebolística dado que não era preciso mais do que foi feito.
Não quero com isto dizer que só marcámos 4 porque eles eram fracos. Não foi "só porque", mas "também porque". Apesar dos jornais dizerem maravilhas, eu já vi o Benfica jogar bastante melhor, mas também não vejo motivos para preocupação com a qualidade futebolística dado que não era preciso mais do que foi feito.
Contudo, e não me alongando em grandes análises, pois não tenho tempo para tal infelizmente, não posso deixar de manifestar a minha preocupação com a condição física da equipa! Sim... bem sei que o JJ respondeu a isso (e de uma forma muito bem tirada, como é seu apanágio). Mas quem conhece o GB e as linhas que aqui se escrevem, sabe que penso pela minha cabeça e não pelo que os outros dizem.
DiMaria, Aimar, Cardozo, Saviola e mesmo Javi Garcia aos 35min de jogo já demonstravam alguma intranquilidade física - algo que na TV pode não se ter reparado, mas no estádio era bem evidente. A rapidez das transições que nos caracteriza já era feita com metade dos jogadores a não recuperarem e a outra a não avançar.
Na segunda parte, Saviola e Aimar sairam mesmo e Cardozo pediu para sair...
A equipa tem jogado em altíssima rotação e há jogadores já com muitíssimos minutos nas pernas, fruto da sua vital importância para a equipa e pelo facto de (felizmente) não terem lesões impeditivas de jogarem. Já todos vimos que as alternativas na frente de ataque não existem... Nuno Gomes mostrou hoje estar (já ou ainda) longe de outros tempos, Kardec e Eder não parecem convencer JJ, Mantorras é a incógnita de sempre, Weldon eclipsou-se depois de um início auspicioso e Keirrison já saiu tão rápido como entrou.
Deste factor de dificuldade de substituir Saviola e Cardozo está o condicionamento de toda a restante rotatividade, pois se diminuirmos o nosso poder de fogo, não somos tão ganhadores, logo há mais responsabilidade no meio campo. Por isso torna-se dificil a saída de Javi e DiMaria (ufff... corre kilometros em cada jogo) e a gestão da condição física (frágil) de Aimar, que ainda assim tem tido em Carlos Martins uma boa opção, com Menezes cada vez mais fora de órbita.
Sim! A condição física da equipa preocupa-me e hoje não me tranquilizou, não que eles tenham tido problemas declarados, mas sempre que possível (a ganhar 1-0) aproveitavam para andar a passo.
Por ser um domínio de jogo totalmente técnico, admito poder estar a exagerar na interpretação, e desejo que esteja, ainda que o exemplo do Braga de JJ - o ano passado "despachado" pelo PSG na segunda mão porque ficaram sem pernas e com uma recta final de campeonato já mais "sofrível" do que os outros 2/3 iniciais... não me tranquiliza.
No fim de semana, deslocação a Leixões para mostrar, na máxima força, aos corruptos como se ganha em Matosinhos.
CARREGA BENFICA!
PS- 30.400 espectadores num dia de trabalho às 17.00??? Somos efectiva e indubitavelmente a melhor massa associativa do Mundo. Metemos mais gente na Luz a uma terça-feira às 17.00 do que Sporting e Porto em jogos ao fim-de-semana.
إرسال تعليق