Oscaralhinho...

مواضيع مفضلة

الجمعة، 25 ديسمبر 2009

Oscaralhinho...

O jornal A Bola vem acompanhando há alguns dias uma novela brasileira chamada: "A deseja aventura portuguesa de Oscaralhinho".

É a história de um empresário amigo (mais um amigo) que está a "orquestrar" uma saída litigiosa do São Paulo de um jogador de 18 anos e (alegadamente) muito potencial.

Infelizmente é o triste fado do futebol Mundial: Quem dita as regras são os interesses dos empresários e quando os clubes não alinham na história e facilitam as transferências pelos valores (e comissões) que eles pretendem... nada melhor que partir para a confusão.

Segundo a "Folha de São Paulo", há um litígio entre o jogador Oscar (18 anos) e o São Paulo, alegadamente por salários em atraso, sendo que por trás de toda a situação estará Giuliano Bertolucci - o tal "amigo" / empresário / quase-director desportivo - que alegamente pretende colocar o puto no Benfica para mais tarde promover uma transferência para um grande europeu.

Este Oscar é "apenas" o valor jovem mais seguro das escolas do São Paulo dos últimos anos, pelo que será desajustado estar aqui a promover quaisquer tipos de comentários a propósito da qualidade e/ou veracidade da ligação do jogador ao Benfica - não há quaisquer indícios de que isso seja verdade.

O que efectivamente me preocupa é o excessivo contingente de jogadores que tem chegado à Luz... a juntar à origem brasileira dos mesmos. Nada me move nem contra Airton, nem Kardec, nem agora Oscar (?). Não vou aqui estar a dissertar sobre a qualidade destes jogadores. Mas preocupa-me a oportunidade destas contratações:

Kardec? então e Nelson Oliveira? Makukula (a par de Cardozo entre os melhores da Europa)? Para que foi o investimento em Weldon? O que fazer com Mantorras e Nuno Gomes? E o empréstimo de Keirrison? De todos estes nomes... algum fará verdadeira sombra a Cardozo e/ou Saviola?

Airton? Lassana Camará sairá brevemente dos juniores e quem melhor que Javi Garcia ou Ramires para o acompanhar? O que vamos fazer com Ruben Amorim? Posso até aceitar a chegada deste jogador numa óptica de que Yebda será já uma carta definitivamente fora do baralho (ainda que seja titular na Premier League)...

Novamente, e para que não haja más interpretações, reitero que não estou de todo a questionar a chegada destes jogadores, mas sim o efeito que tal poderá ter na estratégia e "arrumação" da equipa. O que me preocupa é que possamos estar reféns de estratégias de empresários "amigos" e de problemas de tesouraria para aceitar esta chegada constante de camiões de jogadores brasileiros. Antes de qualquer contratação é fundamental perceber que tipo de estratégia pretende o SLBenfica seguir com estas aquisições.

Reforçar o ataque (Kardec)? Ok... mas o que fazer a Weldon, Keirrison, Nuno Gomes e Mantorras?

Reforçar a defesa (Fabio Faria)? Ok... mas o que fazer a Miguel Victor, Roderick, Sidnei, Zoro , Leandro e Halliche?

Reforçar o meio campo (Airton e Oscar)? Ok... mas o que fazer a Ruben Amorim, Fillipe Bastos, Filipe Menezes ou mesmo Yebda, Carvalhas, Miguel Rosa, Romeu Ribeiro? E Ruben Micael?

Qual o papel de Urreta? Qual a estratégia para o lado esquerdo da defesa onde nem Coentrão, nem Peixoto e muito menos Shaffer ou Sepsi convencem ou estão à altura?

E Luis Filipe, Jorge Ribeiro e Balboa? São dispensados, integrados ou "cruzes para carregar"? Quem secundará Maxi Pereira? É mesmo Luis Filipe ou poderia ter sido João Pereira? E o Patric?

E a baliza? Julio César é uma aposta de futuro... mas e qual será a equação? Precisamos de um GR de créditos firmados que Quim e Moreira parecem já não conseguir acompanhar.

E na direita? Ramires é uma solução ou uma opção? É estratégico jogar com uma ala esquerda e um interior direito ou pretendemos um ala direito? João Aurélio não poderá ser opção?

São, na minha perspectiva, muitas as vertentes pelas quais poderiamos e deveriamos abordar a questão do plantel e penso que a mais sensata de todas foi dita por alguém que parece estar a ter um papel pouco interventivo nesta fase: Rui Costa «Plantel foi pensado para toda a época».

Seguindo o raciocínio de Rui Costa, o caminho deveria ser, claramente, o de movimentação estratégica no mercado, antecipando bem as acções (para evitar subidas dos valores), mas procurando proteger antes de tudo e todos os que já cá estão.

Ora, das duas uma:

- Ou estes jogadores estão a chegar a pensar na próxima época e nesse caso parece-me muitíssimo ambicioso considerar que Kardec ou Airton possam fazer sequer sombra de substituição a Cardozo ou Javi Garcia.

- Ou estamos a contratar "para ver o que vão dar" umas oportunidades boas que o Bertolucci tem e pretende colocar a rodar na Europa com vistas a uma futura grande transferência.

Seja qual for o caminho - se for algum dos acima, parece-me ser muito perigoso.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف